Confira aqui a apresentação na íntegra.
O período 09 de 2024* teve desempenho mais fraco do que o esperado. O painel foi marcado por uma variação negativa na variedade de ISBNs (-15,21%) e no volume vendido (-10,37%). O faturamento do setor no período, contudo, se mantém positivo (0,56%) graças ao preço médio, que subiu 12,20% em relação ao período 09 de 2023.
Em números reais, o volume do novo período foi de 3,46 milhões com uma arrecadação de R$ 178,21 milhões pelo setor livreiro. Esses são os dados do 09º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL).
O presidente do SNEL, Dante Cid, reforçou uma particularidade do período, que teve mais vendas de obras mais caras. “Os indicadores apontam para uma combinação de venda total de menos livros, mas com um perfil de preço superior. Os segmentos que mais cresceram suas fatias são justamente os que apresentaram perfil de preço médio bem superior”, ressaltou.
No acumulado de 2024**, o reflexo atinge principalmente o número da bibliodiversidade. Até o mês passado, essa cifra estava positiva, mas agora apresenta uma queda de -0,70%. Já para volume de livros comercializados e receita do setor, o quadro se mantém o mesmo com um pequeno ritmo de desaceleração, sendo o volume negativo em -3,62% e o faturamento positivo em 6,49%. Foram 36,67 milhões de livros vendidos em 2024 até o momento, com um faturamento de R$1,86 bilhão contra uma movimentação em 2023 de 38,05 milhões de livros e uma arrecadação de R$1,75 bilhão.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 09: 2023 (14/08 a 10/09/2023) x 2024 (12/08 a 08/09/2024)
**T. Mercado – Acumulado WK01/WK36: 2023 (02/01 a 10/09/2023) x 2024 (01/01 a 08/09/2024)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.