Um fórum com
TEMAS URGENTES,
DESAFIOS e transformações
do MERCADO EDITORIAL

4,5 e 6
de setembro.
09h às 18h.

Mezanino 02 do Pavilhão 04 (Verde).

Não é necessário inscrição prévia. Vindo à Bienal do Livro Rio 2023, participe conosco no Mezanino 2 do pavilhão 04 Verde.

Para marcar os 40 anos da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) vai conectar protagonistas do mercado editorial para discutir temas urgentes para o setor. O fórum vai tratar dos desafios da transformação tecnológica no mercado, passando pelo uso de Inteligência Artificial e a preservação do direito autoral, em um cenário regulatório de muitas indefinições. O espaço também vai discutir a potência dos eventos literários e as interfaces entre as feiras nacionais e internacionais. Finalmente, os participantes também vão debater conceitos e práticas de ESG na indústria do livro, além de apontar os próximos rumos para as organizações que representam o setor. Além de relevantes nomes do publishing em todo o sul global, o encontro pela primeira vez promovido pelo SNEL, vai reunir estes atores com representantes do governo, do direito e da mídia especializada em um espaço localizado no coração da Bienal.

Programação

04 de Setembro
Segunda-feira

10h às 10h30 Café de boas-vindas
10h30 às 10h45 Discurso de Abertura – Dante Cid (Presidente do SNEL)
10h45 às 12h Trilha de abertura: Pautas urgentes do mercado editorial mundial
Ementa: Breve discussão sobre os temas a serem abordados durante o evento: importância de cooperação entre os eventos literários nacionais; políticas públicas e programas de governo; programas de fomento à cultura e leitura; censura de livros; proteção de direito autoral frente à Inteligência Artificial; uso consciente da IA no mercado como ferramenta de trabalho; introdução do mercado à pauta ESG.
Participantes: Dante Cid (SNEL), Karine Pansa (IPA), Tomaz Adour (LIBRE), Ângelo Xavier (Abrelivros), Sevani Matos (CBL), Alexandre Martins Fontes (ANL)
Mediação: Leonardo Neto
12h00 às 13h30 Intervalo para almoço
13h30 às 13h45 Apresentação: A Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO) homenageia o Brasil em 2024
Expositor: Adriana Cecília Angel (Directora Feria Internacional del Libro de Bogotá)
13h45 às 15h15 Trilha Eventos literários: Políticas públicas e estratégias de cooperação
Ementa: O Brasil, sendo considerado um país com dimensões continentais, possui diferentes feiras literárias em seus milhares de municípios. Esta trilha propõe debater de que forma a organização dessas feiras podem se unir para promover eventos cada vez mais robustos e complementares. Como produzir uma agenda de eventos literários no país? O debate pretende discutir também sobre as políticas públicas relacionadas aos eventos literários.
Participantes: Andressa Marques da Silva (Coordenadora Geral de Livro e Literatura – Ministério da Cultura), Yke Leon (Superintendente de Leitura e Conhecimento / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), Mariana Ribas (Subsecretária Executiva de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro), Tatiana Zaccaro (Bienal Rio e Salvador), Cinthia Favilla (CBL/Bienal Internacional de São Paulo), Julio Ludemir (Flup), Bruna Reis (LER), Rogério Robalinho (Bienal de Pernambuco), Maximiliano Ledur (Feira do Livro POA), Cristina Figueiredo (Fliti – Tiradentes), Cristina Warth (Primavera dos Livros – LIBRE)
Mediação: Leonardo Neto
15h15 às 15h30 Intervalo
15h30 às 16h30 Trilha Formação Leitora: Novos cenários para o incentivo à leitura em um país continental
Ementa: Os convidados debaterão sobre os projetos bem-sucedidos do programa de incentivo à leitura, como as bibliotecas públicas de Salvador e Rio de Janeiro, além de trazer ações específicas como bibliotecas itinerantes etc.
Participantes: Nadja Cesar (PNLL), Aline Franca (Coordenadora-Geral de Leitura e Bibliotecas no Ministério da Cultura), Carolina Sanches (LER Conecta), Gonzalo Oyarzun (Bibliotecário e Professor), Aladia Araújo (Gerente De Livro e Leitura na Prefeitura Da Cidade Do Rio De Janeiro), Adriana Cecília Angel (Directora Feria Internacional del Libro de Bogotá)
Mediação: (LED – Luz na Educação) – Ana Paula Araújo – TV Globo
16h30 às 16h45 Apresentação: LED – Luz na Educação
Expositor: Milana Bernartt
16h45 às 17h Intervalo
17h às 18h30 Fórum de Editores Educacionais e Abrelivros apresentam: E agora? O avanço do digital e o futuro do papel na educação
Ementa: A tecnologia digital está presente em todas as esferas de nossa sociedade contemporânea. E, como não poderia deixar de ser, também nas salas de aula. Quais oportunidades pedagógicas publicações digitais abrem? Quais os limites e cuidados devemos ter nesse movimento para o digital? Essa transição deve implicar no fim da publicação impressa? Para onde estamos caminhando no Brasil, com os Programas do Livro?
Questões como essas serão abordadas nesse painel, que contará com pesquisadores internacionais, editores e autoridades públicas, que compartilharão estudos, tendências, boas práticas e perspectivas sobre a digitalização na esfera da educação.
Participantes: Nadja Cesar (FNDE), José Borghino (secretário geral da IPA), Adriaan van der Weel (professor pesquisador da Universidade de Leiden)
Mediação: Eduardo Kruel (Forum Latino Americano de Editores Educacionais)
18h30 Encerramento primeiro dia

05 de Setembro
Terça-feira

09h30 às 10h00 Café de boas-vindas
10h00 às 10h40 PublisHer apresenta: Entrevista com Bodour bint SulTan Al Qasimi
Ementa: Bodour Al Qasimi, fundadora do PublishHer e da Kalimat Group. Bodour é extremamente comprometida em aumentar a liderança feminina no mercado editorial global.
Entrevistada: Bodour Al Qasimi
Entrevistadora: Talita Facchini (PublishNews)
10h40 às 12h00 PublisHer apresenta: uma conversa com a fundadora do capítulo Brasil do PublishHer e a mulher no mercado editorial global
Ementa: O PublishHer é uma ação mundial liderada por mulheres do mercado editorial que tem como objetivo exaltar a participação de mais mulheres no mercado, especialmente na liderança, e sugerir ações que contribuam para uma menor desigualdade de gênero na indústria. Esta trilha propõe detalhar a ação e engajar o mercado para que mais mulheres possam aderir à causa e propor ações.
Participantes: Karine Pansa (IPA), Ana Lima (Rocco), Roberta Machado (Grupo Editorial Record), Camila Perlingeiro (MapaLab), Lizandra Magon (Editora Jandaíra), Paula Carvalho (Tinta-da-China Brasil) , Flavia Bravin (Saber Educação)
Mediação: Talita Facchini (PublishNews)
12h00 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 15h00 Trilha ESG: O Pacto Global e a jornada sustentável das editoras
Ementa: Diante das mudanças climáticas já sentidas em muitas regiões do mundo, a pauta ESG ganha cada vez mais evidência e relevância. O objetivo desta mesa é explicar de que forma os conceitos ESG podem fazer parte do DNA do mercado, a partir de uma mudança de cultura. Além disso, a mesa abrirá um debate sobre como pequenas ações podem dar o start para o início da caminhada ESG, uma jornada que costuma ser progressiva e muito particular de cada empresa.
Participantes: Dante Cid (SNEL), Marina Pequeneza (Cogna Educação), Luciano Monteiro (Santillana), Carlo Linkevieius Pereira (CEO do Pacto Global Brasil), Rachel Martin (Diretora Global de Sustentabilidade da Elsevier),
Mediação: Mariana Kohler (Professora UFRJ e PUC)
15h00 às 15h15 Apresentação Consultoria ESG – SNEL
Expositor: Fernanda Cardoso
15h15 às 15h30 Apresentação AEJ – SNEL
Expositor: Lis Castelliano
15h30 às 15h45 Intervalo
15h45 às 16h45 Fórum de Editores Educacionais e Abrelivros apresentam: Educação para as relações étnico-raciais nas escolas e em seus livros
Ementa: Por meio da educação e da literatura com enfoque nas relações étnico-raciais, a sociedade é incentivada a desconstruir barreiras, promovendo a construção de um futuro mais inclusivo e equitativo. Mas, para além da representatividade nas páginas de livros, vozes que representem essa multiplicidade são fundamentais para garantir uma perspectiva autêntica e enriquecedora, que transcenda estereótipos e preconceitos. Esse painel pretende discutir a importância da educação para as relações étnico-raciais, e papel dos livros, das editoras, e dos Programas do Livro nesse processo. Desde o advento da Lei nº. 10.639/2003, passou-se a exigir da produção editorial brasileira uma nova perspectiva sócio-histórica da população negra, valorizando e reconhecendo a participação de pessoas pretas na história brasileira e africana, e ampliando fontes, referenciais textuais e iconográficas. Quais os próximos desafios?
Participantes: Nilma Gomes (ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos), Elizabeth Cardoso (Professora/Clube de Leitura Quindim)
Mediação: Damaris Silva (Moderna – Santillana)
16h45 às 17h00 Apresentação Pesquisa Diversidade no Mercado Editorial SNEL
Expositor: Gilson Lisboa (Wiabiliza)
16h45 às 17h00 Intervalo
17h00 às 17h15 Apresentação Consulado Geral da Argentina – Programa Sur de Traduções
Expositor: Maximiliano Alaniz (Cônsul Geral Adjunto da República Argentina no Rio de Janeiro)
17h15 às 17h30 Apresentação Consulado Geral do Canadá – Mercado Editorial Canadense
Expositor: Michelè Meillur (Vice-cônsul e comissária de comércio do Canadá)

06 de Setembro
Quarta-feira

09h30 às 09h50 Café de boas-vindas
09h50 às 10h50 Trilha Inteligência Artificial: Uso consciente e possíveis impactos na indústria editorial
Ementa: A partir do surgimento de novas ferramentas de IA, como o Chat GPT, por exemplo, discussões relacionadas a ética e a segurança das informações tomaram novas proporções. Esta mesa propõe discutir essas ferramentas e de que forma elas podem ser inseridas no contexto do mercado.
Participantes: Dora Kaufman (Autora do livro “Desmestificando a Inteligência Artificial” Editora Autêntica) , Bruno Mendes (Ediouro), Flavia Bravin (Saber Educação)
10h50 às 11h05 Intervalo
11h05 às 12h05 Trilha Inteligência Artificial: O futuro do Direito Autoral
Ementa: Frente ao cenário onde a IA cria novos conteúdos, surgem dúvidas quanto aos critérios e regras a serem adotados quando pensamos a quem pertence a autoria desses novos conteúdos e como protegê-los. Novas profissões, como o influenciador digital por exemplo, também acabam surgindo. Como caracterizá-lo como autor e como responsabilizá-lo pelo conteúdo gerado? Com a participação de advogados especialistas na área, esta mesa pretende debater o assunto e vislumbrar possíveis caminhos para a proteção do Direito Autoral.
Participantes: Dr. Gustavo Martins (Advogado Propriedade Intelectual), Dr. Dalton Morato (Advogado Direito Autoral), Dra. Patricia Peck (Advogado Direito Digital),Fred Forero (CERLALC)
Mediação: Leonardo Neto
12h05 às 14h00 Almoço
14h00 às 15h00 PublishNews apresenta: O livro é mesmo caro no Brasil? Histórico, contexto e futuro do preço no Brasil
Ementa: Em julho, uma série de tuítes do comunicador e empresário Felipe Neto reacendeu uma discussão já antiga no Brasil, sobre o preço do livro no país. O influenciador escreveu: “Aqui é uma mistura de ganância com burrice que transforma o livro em item de elite. Isso precisa mudar”. Popular como é, Neto fez o assunto ganhar repercussão novamente. As mensagens ensejaram de comentários acalorados no Twitter a textos na imprensa e movimentações políticas em Brasília. Mas, afinal, o livro é mesmo caro por aqui? Antes de responder, é preciso conhecer os componentes do seu preço (mão de obra envolvida no processo editorial, impressão, distribuição, consignação etc), condições de leitura e letramento no Brasil, e outras particularidades do setor.
Participantes: André Conti (Todavia), Lizandra Magon (Jandaira), Mariana Bueno (Nielsen)
Mediação: Guilherme Sobota (PublishNews)
15h00às 15h15 Apresentação PublishNews: Jovens Talentos
Ricardo Arcon (PublishNews)
15h15 às 15h30 Intervalo
15h30 às 16h30 PublishNews apresenta: As melhores empresas para trabalhar no mercado editorial
Ementa: São abundantes as pesquisas segundo as quais as pessoas felizes no – e com o – trabalho produzem mais e melhor. Formando um círculo virtuoso, a empresa oferece ao profissional um pacote em que pontos como remuneração, treinamento, estrutura, cobranças e recompensas estejam bem calibrados e recebe um combo proporcional em termos de entrega e satisfação. Tradicional e muitas vezes considerado refratário a mudanças e inovações, o setor livreiro está interessado nas práticas que têm feito organizações mundo afora serem classificas como lugares de alto-desempenho e ótimos ambientes de trabalho? Este painel trará reflexões sobre o tema, além de
detalhes sobre a inédita lista “Melhores Empresas para Trabalhar do Mercado Editorial”, uma parceria entre o Great Place To Work e o PublishNews.
Participantes: Dante Cid, presidente do SNEL; Raíssa Pena, diretora de Comunicação & Impacto da Editora MOL; Marina Sobral, diretora-executiva do GPTW Brasil; e Daniela Diniz, autora do livro “25 anos de história da gestão de pessoas e negócios nas melhores empresas para trabalhar”
Mediação: Ricardo Arcon (PublishNews)
Dia 04

04 de Setembro
Segunda-feira

10h às 10h30 Café de boas-vindas
10h30 às 10h45 Discurso de Abertura – Dante Cid (Presidente do SNEL)
10h45 às 12h Trilha de abertura: Pautas urgentes do mercado editorial mundial
Ementa: Breve discussão sobre os temas a serem abordados durante o evento: importância de cooperação entre os eventos literários nacionais; políticas públicas e programas de governo; programas de fomento à cultura e leitura; censura de livros; proteção de direito autoral frente à Inteligência Artificial; uso consciente da IA no mercado como ferramenta de trabalho; introdução do mercado à pauta ESG.
Participantes: Dante Cid (SNEL), Karine Pansa (IPA), Tomaz Adour (LIBRE), Ângelo Xavier (Abrelivros), Sevani Matos (CBL), Alexandre Martins Fontes (ANL)
Mediação: Leonardo Neto
12h00 às 13h30 Intervalo para almoço
13h30 às 13h45 Apresentação: A Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO) homenageia o Brasil em 2024
Expositor: Adriana Cecília Angel (Directora Feria Internacional del Libro de Bogotá)
13h45 às 15h15 Trilha Eventos literários: Políticas públicas e estratégias de cooperação
Ementa: O Brasil, sendo considerado um país com dimensões continentais, possui diferentes feiras literárias em seus milhares de municípios. Esta trilha propõe debater de que forma a organização dessas feiras podem se unir para promover eventos cada vez mais robustos e complementares. Como produzir uma agenda de eventos literários no país? O debate pretende discutir também sobre as políticas públicas relacionadas aos eventos literários.
Participantes: Andressa Marques da Silva (Coordenadora Geral de Livro e Literatura – Ministério da Cultura), Yke Leon (Superintendente de Leitura e Conhecimento / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), Mariana Ribas (Subsecretária Executiva de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro), Tatiana Zaccaro (Bienal Rio e Salvador), Cinthia Favilla (CBL/Bienal Internacional de São Paulo), Julio Ludemir (Flup), Bruna Reis (LER), Rogério Robalinho (Bienal de Pernambuco), Maximiliano Ledur (Feira do Livro POA), Cristina Figueiredo (Fliti – Tiradentes), Cristina Warth (Primavera dos Livros – LIBRE)
Mediação: Leonardo Neto
15h15 às 15h30 Intervalo
15h30 às 16h30 Trilha Formação Leitora: Novos cenários para o incentivo à leitura em um país continental
Ementa: Os convidados debaterão sobre os projetos bem-sucedidos do programa de incentivo à leitura, como as bibliotecas públicas de Salvador e Rio de Janeiro, além de trazer ações específicas como bibliotecas itinerantes etc.
Participantes: Nadja Cesar (PNLL), Aline Franca (Coordenadora-Geral de Leitura e Bibliotecas no Ministério da Cultura), Carolina Sanches (LER Conecta), Gonzalo Oyarzun (Bibliotecário e Professor), Aladia Araújo (Gerente De Livro e Leitura na Prefeitura Da Cidade Do Rio De Janeiro), Adriana Cecília Angel (Directora Feria Internacional del Libro de Bogotá)
Mediação: (LED – Luz na Educação) – Ana Paula Araújo – TV Globo
16h30 às 16h45 Apresentação: LED – Luz na Educação
Expositor: Milana Bernartt
16h45 às 17h Intervalo
17h às 18h30 Fórum de Editores Educacionais e Abrelivros apresentam: E agora? O avanço do digital e o futuro do papel na educação
Ementa: A tecnologia digital está presente em todas as esferas de nossa sociedade contemporânea. E, como não poderia deixar de ser, também nas salas de aula. Quais oportunidades pedagógicas publicações digitais abrem? Quais os limites e cuidados devemos ter nesse movimento para o digital? Essa transição deve implicar no fim da publicação impressa? Para onde estamos caminhando no Brasil, com os Programas do Livro?
Questões como essas serão abordadas nesse painel, que contará com pesquisadores internacionais, editores e autoridades públicas, que compartilharão estudos, tendências, boas práticas e perspectivas sobre a digitalização na esfera da educação.
Participantes: Nadja Cesar (FNDE), José Borghino (secretário geral da IPA), Adriaan van der Weel (professor pesquisador da Universidade de Leiden)
Mediação: Eduardo Kruel (Forum Latino Americano de Editores Educacionais)
18h30 Encerramento primeiro dia
Dia 05

05 de Setembro
Terça-feira

09h30 às 10h00 Café de boas-vindas
10h00 às 10h40 PublisHer apresenta: Entrevista com Bodour bint SulTan Al Qasimi
Ementa: Bodour Al Qasimi, fundadora do PublishHer e da Kalimat Group. Bodour é extremamente comprometida em aumentar a liderança feminina no mercado editorial global.
Entrevistada: Bodour Al Qasimi
Entrevistadora: Talita Facchini (PublishNews)
10h40 às 12h00 PublisHer apresenta: uma conversa com a fundadora do capítulo Brasil do PublishHer e a mulher no mercado editorial global
Ementa: O PublishHer é uma ação mundial liderada por mulheres do mercado editorial que tem como objetivo exaltar a participação de mais mulheres no mercado, especialmente na liderança, e sugerir ações que contribuam para uma menor desigualdade de gênero na indústria. Esta trilha propõe detalhar a ação e engajar o mercado para que mais mulheres possam aderir à causa e propor ações.
Participantes: Karine Pansa (IPA), Ana Lima (Rocco), Roberta Machado (Grupo Editorial Record), Camila Perlingeiro (MapaLab), Lizandra Magon (Editora Jandaíra), Paula Carvalho (Tinta-da-China Brasil) , Flavia Bravin (Saber Educação)
Mediação: Talita Facchini (PublishNews)
12h00 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 15h00 Trilha ESG: O Pacto Global e a jornada sustentável das editoras
Ementa: Diante das mudanças climáticas já sentidas em muitas regiões do mundo, a pauta ESG ganha cada vez mais evidência e relevância. O objetivo desta mesa é explicar de que forma os conceitos ESG podem fazer parte do DNA do mercado, a partir de uma mudança de cultura. Além disso, a mesa abrirá um debate sobre como pequenas ações podem dar o start para o início da caminhada ESG, uma jornada que costuma ser progressiva e muito particular de cada empresa.
Participantes: Dante Cid (SNEL), Marina Pequeneza (Cogna Educação), Luciano Monteiro (Santillana), Carlo Linkevieius Pereira (CEO do Pacto Global Brasil), Rachel Martin (Diretora Global de Sustentabilidade da Elsevier),
Mediação: Mariana Kohler (Professora UFRJ e PUC)
15h00 às 15h15 Apresentação Consultoria ESG – SNEL
Expositor: Fernanda Cardoso
15h15 às 15h30 Apresentação AEJ – SNEL
Expositor: Lis Castelliano
15h30 às 15h45 Intervalo
15h45 às 16h45 Fórum de Editores Educacionais e Abrelivros apresentam: Educação para as relações étnico-raciais nas escolas e em seus livros
Ementa: Por meio da educação e da literatura com enfoque nas relações étnico-raciais, a sociedade é incentivada a desconstruir barreiras, promovendo a construção de um futuro mais inclusivo e equitativo. Mas, para além da representatividade nas páginas de livros, vozes que representem essa multiplicidade são fundamentais para garantir uma perspectiva autêntica e enriquecedora, que transcenda estereótipos e preconceitos. Esse painel pretende discutir a importância da educação para as relações étnico-raciais, e papel dos livros, das editoras, e dos Programas do Livro nesse processo. Desde o advento da Lei nº. 10.639/2003, passou-se a exigir da produção editorial brasileira uma nova perspectiva sócio-histórica da população negra, valorizando e reconhecendo a participação de pessoas pretas na história brasileira e africana, e ampliando fontes, referenciais textuais e iconográficas. Quais os próximos desafios?
Participantes: Nilma Gomes (ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos), Elizabeth Cardoso (Professora/Clube de Leitura Quindim)
Mediação: Damaris Silva (Moderna – Santillana)
16h45 às 17h00 Apresentação Pesquisa Diversidade no Mercado Editorial SNEL
Expositor: Gilson Lisboa (Wiabiliza)
16h45 às 17h00 Intervalo
17h00 às 17h15 Apresentação Consulado Geral da Argentina – Programa Sur de Traduções
Expositor: Maximiliano Alaniz (Cônsul Geral Adjunto da República Argentina no Rio de Janeiro)
17h15 às 17h30 Apresentação Consulado Geral do Canadá – Mercado Editorial Canadense
Expositor: Michelè Meillur (Vice-cônsul e comissária de comércio do Canadá)
Dia 06

06 de Setembro
Quarta-feira

09h30 às 09h50 Café de boas-vindas
09h50 às 10h50 Trilha Inteligência Artificial: Uso consciente e possíveis impactos na indústria editorial
Ementa: A partir do surgimento de novas ferramentas de IA, como o Chat GPT, por exemplo, discussões relacionadas a ética e a segurança das informações tomaram novas proporções. Esta mesa propõe discutir essas ferramentas e de que forma elas podem ser inseridas no contexto do mercado.
Participantes: Dora Kaufman (Autora do livro “Desmestificando a Inteligência Artificial” Editora Autêntica) , Bruno Mendes (Ediouro), Flavia Bravin (Saber Educação)
10h50 às 11h05 Intervalo
11h05 às 12h05 Trilha Inteligência Artificial: O futuro do Direito Autoral
Ementa: Frente ao cenário onde a IA cria novos conteúdos, surgem dúvidas quanto aos critérios e regras a serem adotados quando pensamos a quem pertence a autoria desses novos conteúdos e como protegê-los. Novas profissões, como o influenciador digital por exemplo, também acabam surgindo. Como caracterizá-lo como autor e como responsabilizá-lo pelo conteúdo gerado? Com a participação de advogados especialistas na área, esta mesa pretende debater o assunto e vislumbrar possíveis caminhos para a proteção do Direito Autoral.
Participantes: Dr. Gustavo Martins (Advogado Propriedade Intelectual), Dr. Dalton Morato (Advogado Direito Autoral), Dra. Patricia Peck (Advogado Direito Digital),Fred Forero (CERLALC)
Mediação: Leonardo Neto
12h05 às 14h00 Almoço
14h00 às 15h00 PublishNews apresenta: O livro é mesmo caro no Brasil? Histórico, contexto e futuro do preço no Brasil
Ementa: Em julho, uma série de tuítes do comunicador e empresário Felipe Neto reacendeu uma discussão já antiga no Brasil, sobre o preço do livro no país. O influenciador escreveu: “Aqui é uma mistura de ganância com burrice que transforma o livro em item de elite. Isso precisa mudar”. Popular como é, Neto fez o assunto ganhar repercussão novamente. As mensagens ensejaram de comentários acalorados no Twitter a textos na imprensa e movimentações políticas em Brasília. Mas, afinal, o livro é mesmo caro por aqui? Antes de responder, é preciso conhecer os componentes do seu preço (mão de obra envolvida no processo editorial, impressão, distribuição, consignação etc), condições de leitura e letramento no Brasil, e outras particularidades do setor.
Participantes: André Conti (Todavia), Lizandra Magon (Jandaira), Mariana Bueno (Nielsen)
Mediação: Guilherme Sobota (PublishNews)
15h00às 15h15 Apresentação PublishNews: Jovens Talentos
Ricardo Arcon (PublishNews)
15h15 às 15h30 Intervalo
15h30 às 16h30 PublishNews apresenta: As melhores empresas para trabalhar no mercado editorial
Ementa: São abundantes as pesquisas segundo as quais as pessoas felizes no – e com o – trabalho produzem mais e melhor. Formando um círculo virtuoso, a empresa oferece ao profissional um pacote em que pontos como remuneração, treinamento, estrutura, cobranças e recompensas estejam bem calibrados e recebe um combo proporcional em termos de entrega e satisfação. Tradicional e muitas vezes considerado refratário a mudanças e inovações, o setor livreiro está interessado nas práticas que têm feito organizações mundo afora serem classificas como lugares de alto-desempenho e ótimos ambientes de trabalho? Este painel trará reflexões sobre o tema, além de
detalhes sobre a inédita lista “Melhores Empresas para Trabalhar do Mercado Editorial”, uma parceria entre o Great Place To Work e o PublishNews.
Participantes: Dante Cid, presidente do SNEL; Raíssa Pena, diretora de Comunicação & Impacto da Editora MOL; Marina Sobral, diretora-executiva do GPTW Brasil; e Daniela Diniz, autora do livro “25 anos de história da gestão de pessoas e negócios nas melhores empresas para trabalhar”
Mediação: Ricardo Arcon (PublishNews)
Realização
Parceiros