A Academia Editorial Júnior é o primeiro projeto social do SNEL, realizado em parceria com o Nespe, Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais. Criada em 2023 exclusivamente para estudantes de faculdades públicas e privadas do Rio e cidades vizinhas que possuam algum tipo de vulnerabilidade social e/ou econômica, tem como objetivo a especialização de jovens para o mercado editorial por meio de aulas teóricas e práticas, palestras e visitas técnicas, contando com profissionais da área, como editores, escritores, roteiristas, livreiros, curadores de feiras do livro, agentes literários, especialistas em marketing no setor, designers, ilustradores, tradutores, diagramadores, presidentes e gerentes de editoras, operadores de gráficas etc.
Estamos esperando por você para fazer parte da nossa história nesta segunda edição, que se inicia em 2025!
CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO
VULNERABILIDADE SOCIAL E ECONÔMICA
Esta chamada se destina a jovens que tenham ingressado por sistema de cotas, sejam bolsistas e/ou se enquadram em situação de vulnerabilidade acrescida, seja pela condição econômica, cuja renda per capita seja de até 1 salário mínimo e meio (R$ 2.118,00), seja por ser parte de algum grupo populacional historicamente abandonado pelos poderes constituídos devido a raça, gênero, ou por outros motivos. Os casos não mencionados explicitamente serão avaliados pela comissão de ingresso da AEJ.
Preencha com atenção as perguntas na próxima página e envie os seguintes arquivos:
1) Currículo com até duas (2) páginas.
2) Uma apresentação na qual você irá escrever sobre você e o porquê de você estar se inscrevendo na Academia Editorial Júnior. Seu texto pode ser digitado ou escrito à mão e deve ter no máximo 30 linhas.
3) Carta, datada e assinada, em que explica por que se enquadra na categoria de vulnerabilidade social e/ou econômica. Máximo de uma (1) página.