skip to Main Content

Começa a segunda edição da Academia Editorial Júnior

Aula inaugural da nova edição do projeto foi sobre o processo inicial da criação do livro

Na terça, 7 de janeiro, Dia Nacional do Leitor, teve início a segunda edição da Academia Editorial Júnior, projeto criado em 2023 pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, que nesta nova turma conta com o apoio do NESPE.

Neste primeiro encontro, que aconteceu na Livraria Leonardo Da Vinci, no Centro do Rio de Janeiro, os 20 jovens da AEJ aprenderam sobre o processo de nascimento do livro, a criação do ISBN e a importância da Ficha Catalográfica.

O papo foi comandado pelas bibliotecárias do SNEL, Meri Gleice e Gabriela Faray, formadas em Biblioteconomia pela UFF. A aula contou ainda com Leandro Müller, do Nespe, e Lis Castelliano, gerente-executiva do SNEL.

Sobre a AEJ:
A Academia Editorial Júnior é o primeiro projeto social do SNEL, realizado em parceria com o Nespe, Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais. Criada em 2023 exclusivamente para estudantes de faculdades públicas e privadas do Rio e cidades vizinhas que possuam algum tipo de vulnerabilidade social e/ou econômica, tem como objetivo a especialização de jovens para o mercado editorial por meio de aulas teóricas e práticas, palestras e visitas técnicas, contando com profissionais da área, como editores, escritores, roteiristas, livreiros, curadores de feiras do livro, agentes literários, especialistas em marketing no setor, designers, ilustradores, tradutores, diagramadores, presidentes e gerentes de editoras, operadores de gráficas etc.

Back To Top