Nesta quarta, 10, o SNEL divulgou em suas redes sociais as profissionais reconhecidas na categoria Professores e Bibliotecários do título Incentivadores do Livro e da Leitura.
Bel Santos Mayer, por sua trajetória como defensora da literatura e seu trabalho à frente da Literasampa e outras redes de bibliotecas comunitárias e periféricas, e Kelly Xavier Madaleny, Professora da 9ª CRE, no Ginásio Educacional Tecnológico Dulce Araújo, Pelo seu trabalho como educadora e seu empenho na valorização das infâncias negras e indígenas e das narrativas historicamente silenciadas, foram as duas intituladas na categoria.
¨É sempre emocionante ganhar reconhecimentos em vida pelo trabalho que a gente faz no chão da biblioteca. Nós estamos na ponta do trabalho¨, disse Bel ao receber o título das mãos de Martha Ribas, curadora da Bienal. ¨Obrigado a cada pessoa que faz a gente continuar hidratando sonhos¨, completou a incentivadora antes de receber inúmeros aplausos de todos os presentes durante a entrega.
Kelly recebeu seu título das mãos do Secretário Municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, e agradeceu o reconhecimento, fazendo questão de ficar descalça no palco para simbolizar sua atuação na biblioteca escolar. ¨A sala de leitura é o lugar do pé no chão, do afeto, de inclusão de pessoas e temáticas. É o sentar em roda, olhando olho no olho¨, explicou a professora.
Os títulos foram entregues durante o Rio International Publishers Summit, no Riocentro, às vésperas da Bienal do Livro do Rio 2025.
Parabenizamos e celebramos essas duas mulheres incríveis que fomentam o acesso ao livro e à literatura em nosso país!
Confira a postagem no Instagram @sneloficial: