O SNEL promove e apoia estudos regulares sobre o mercado editorial em parceria com institutos de pesquisa e entidades do livro, como o Painel do Varejo de Livros no Brasil (Nielsen), a Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro (Nielsen) e a Retratos da Leitura no Brasil (Ibope Inteligência).
Importante fonte de informação para profissionais e estudiosos do setor livreiro, os levantamentos são divulgados periodicamente no site do SNEL e reforçam o compromisso da entidade com a transparência e a profissionalização da indústria editorial do país.
Pesquisa Produção e
Vendas do Setor Editorial Brasileiro
Diagnóstico mais completo da performance editorial no país, a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro é coordenada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro. A partir de 2020, o estudo será realizado pela Nielsen Book.
Artigo: Produção e Vendas
Essa é a conclusão do artigo “Os Fatores de Transformação do Mercado Editorial Brasileiro”, desenvolvido pela Nielsen BookData, em parceria com a CBL e o SNEL, a partir da Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro.
Série histórica da Pesquisa Produção e
Vendas do Setor Editorial Brasileiro
Apresentada desde 2006 pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ganhou uma série histórica, que compilou pela primeira vez os números de uma década de atividade editorial no país (2006-2021).
O dossiê passou a ser atualizado ano a ano, firmando-se como um importante documento estatístico e histórico ao oferecer uma base comparativa sólida para consultas futuras.
2006-2023
- Série histórica 2006 – 2023
- Versão em inglês
- Série Histórica Digital
- Série Histórica Digital – Versão em inglês
2006-2022
2006-2021
2006-2020
2006-2019
Pesquisa de Diversidade, Equidade e
Inclusão (DE&I) SNEL
Primeira Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) do mercado editorial, promovida pelo SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livro) e realizada pela Wiabiliza, a representatividade começa a dar sinais de se tornar uma constante nas empresas do setor.
Painel do Varejo de Livros no Brasil
Lançado em abril de 2015 a partir de uma parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Nielsen Bookscan Brasil, o Painel do Varejo de Livros no Brasil é divulgado mensalmente com base em dados coletados direto do caixa das livrarias, canais de e-commerce e varejistas.
Todas as edições do Painel do Varejo de Livros no Brasil
Conteúdo Digital do
Setor Editorial Brasileiro
Novo estudo anual, a pesquisou aborda a produção e o faturamento de e-books, audiolivros e outras plataformas de distribuição de conteúdo.
Censo do Livro Digital
Realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido da CBL e do SNEL, o Censo do Livro Digital mapeou pela primeira vez o mercado de conteúdo digital no país.
Apresentado em agosto de 2017, o levantamento revelou que 37% das editoras brasileiras produzem e comercializam e-books.
Retratos da Leitura no Brasil
Realizada pelo Ibope Inteligência para o Instituto Pró-Livro (IPL), com o apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revela os hábitos de leitura dos brasileiros e fornece informações para o planejamento do mercado e para o fomento de políticas públicas, sendo divulgada de 4 em 4 anos.
O estudo, realizado a cada quatro anos, desde 2007 pelo Instituto Pró-Livro, é o mais completo estudo do comportamento leitor do brasileiro. A intenção é avaliar o comportamento do leitor no país e contribuir para o estabelecimento de politicas públicas que favoreçam o estímulo à leitura.
Esta edição foi realizada em parceria com o Itaú Cultural, contando com um total de 8.076 entrevistas, em 208 municípios, sendo 5.874 nas capitais de 26 estados e Distrito Federal. Os resultados podem ser analisados para o total do Brasil, pelas cinco regiões e por capitais. Entre as novidades desta edição, constam os hábitos e interesses do leitor de livros de literatura, tanto em papel como em outras plataformas. Todos os dados foram ponderados considerando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2017, do IBGE
A 4ª edição da pesquisa traz novas perguntas e itens, como a influência da leitura de obras sugeridas pela escola ou lidas por iniciativa própria e indicadores da utilização de bibliotecas, da internet e dos livros digitais.
A análise de leituras em diferentes dispositivos também foi ampliada.
Com o intuito de alcançar os indicadores de leitura e delinear o comportamento do leitor brasileiro, o estudo comandado pelo Ibope ouviu 5 mil entrevistados.
Considerando a população de mais de 5 anos de idade, alfabetizada e não alfabetizada, nas cinco regiões brasileiras.
Foi divulgada em maio de 2016.
Realizada pelo Ibope de Inteligência.
Realizada pelo Ibope Inteligência.
Comanda pelo instituto A. Franceschini Análise de Mercado.
Retratos da Leitura em Bibliotecas e Espaços de Leitura Escolares
Pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao INSPER com o objetivo de avaliar o impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos do Ensino Básico.