RD skip to Main Content

Primeiro semestre de 2022 fecha com números positivos, mas a variação continua em ritmo decrescente

O último mês apresentou alta do faturamento com a venda de livros, apesar da queda do número de exemplares ainda ser uma realidade. Segundo o 6º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2022, foram comercializadas 3,83 milhões de unidades no sexto período (encerrado em junho), contra 3,89 milhões em 2021, trazendo uma variação, embora pequena, negativa de 1,68%. Já em questão do faturamento, o mercado livreiro continua apresentando bons resultados em relação ao mesmo período no ano anterior, alcançando superioridade de 3,03%. Em números reais, registrou R$ 161,05 milhões em 2022. O período permanece com valores que não acompanham a inflação acumulada do último ano.

O primeiro semestre de 2022 se mostra superior mesmo com bases mais comparáveis (relativas ao fim da pandemia) e o excelente desempenho do início de ano em 2021. Apesar dos números positivos, nota-se uma desaceleração no processo de compra. Fatores como a inflação vêm impactando cada vez mais o bolso do consumidor, o que evidencia o movimento. O período registra avanço de 6,61% na venda de exemplares, com 26,15 milhões de livros, quando no primeiro semestre de 2021 tinha sido de 24,52 milhões. O faturamento foi de R$ 1,15 bilhão, sendo 10,96% acima do mesmo recorte de 2021, quando o setor apresentava ganho de R$ 1,04 bilhão.

“Ficamos felizes com o saldo ainda positivo do semestre, mas atentos aos próximos meses em vista da elevada inflação acumulada e como isso irá afetar o consumidor”, apontou o Presidente do SNEL, Dante Cid.

Ismael Borges, gestor da divisão BookScan no Brasil, comenta: “os profissionais das editoras questionam sobre o não repasse do aumento dos custos das casas editoriais para a produção do livro. Vale ressaltar que o valor do preço médio de 2022 é inferior àquele apurado em 2019, período pré-pandêmico”.

Preço Médio

2019

R$ 45,51

2022

R$ 44,26

Variação

-2,74%

Esses são alguns dos dados do 6º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022, apresentados pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 06: 2021 (24/05/2021 a 20/06/2021) x 2022 (23/05/2022 a 19/06/2022)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK24: 2021 (04/01/2021 a 20/06/2021) x 2022 (03/01/2022 a 19/06/2022)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

CONTATO COM A IMPRENSA
– Assessora de Comunicação
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477

SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG).
Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com

CONTATO COM A IMPRENSA
Ari Rodriguez – ari.rodriguez@nielseniq.com

Back To Top