
11 e 12 de junho de 2025. 9h30 às 18h.
TODOS JUNTOS NA MESMA PÁGINA para discutir o futuro do LIVRO no seu presente
No ano em que o Rio é a Capital Mundial do Livro, a 2ª edição do Rio International Publisher Summit vai conectar o setor em diversas trilhas sobre tecnologia, direitos autorais, popularização da leitura, audiobooks, e participação feminina, entre outros temas. Imperdível!
Programação
Sala Principal
9h30 às 10h | Café de boas-vindas | |||||
10h às 10h15 | Discursos de Abertura | |||||
10h15 às 11h15 | O Poder do Livro: Construindo o próximo capítulo da Indústria Editorial | |||||
Ementa: | Ementa: O mercado editorial vive transformações profundas, com novos formatos, desafios econômicos e mudanças nas formas de consumo e distribuição. Líderes das principais entidades do setor debatem os caminhos possíveis para fortalecer a indústria editorial brasileira e projetar um futuro sustentável e inovador. | |||||
Participantes: | Dante Cid (SNEL), Sevani Matos (Presiente da CBL), Alexandre Martins Fontes (ANL), Angelo Xavier (Abrelivros), Lizandra Magon de Almeida (Libre), | |||||
Mediação: | Leandro Muller (Nespe) | |||||
10 min | Slot patrocinador – Gráfica Santa Martha | |||||
11h30 às 12h30 | Futuro no prelo: a Inovação como pilar do Mercado Editorial | |||||
Ementa: | A inovação é essencial para a sobrevivência e o crescimento do mercado editorial. Este painel explora tendências emergentes, práticas criativas e exemplos de sucesso que inspiram novos modelos de negócio e experiências de leitura na era digital. | |||||
Participantes: | Bruno Mendes (Ediouro) | |||||
Mediação: André Palme | ||||||
12h30 às 14h | Almoço externo | |||||
20 min | Entrevista | Jens Klingelhöfer (CEO Bookwire) com visão geral de mercado global | ||||
14h30 às 15h20 – 50 minutos | Narrativas artificiais: Quem escreve o futuro dos livros? | |||||
Ementa: | A Inteligência Artificial está redefinindo limites criativos e tecnológicos da indústria do livro. O painel discute como a IA transforma o papel do autor, dos leitores e das editoras, abordando questões éticas, desafios técnicos e possibilidades inovadoras para o mercado editorial. | |||||
Participantes: | palestrantes a serem confirmados | |||||
10 min | SLOT – Patrocinador MVB | |||||
15h30 às 16H | Café de intervalo | |||||
16h às 17h | Nas entrelinhas da lei: desafios jurídicos da inteligência artificial no mercado editorial | |||||
Ementa: | Novas tecnologias trazem desafios complexos para os direitos autorais, contratos e regulamentações do mercado editorial. Especialistas discutem como assegurar proteção legal frente à rápida evolução digital, sem comprometer o potencial inovador do setor. | |||||
10 min Contexto Pitch | ||||||
Participantes: | Dalton Morato | |||||
Mediação | Dr . Gustavo Martins | |||||
17h15 | Encerramento primeiro dia |
Sala All About Audio
SKEELO
9h30 às 10h | Café de boas-vindas | |||||
10h às 11h30 | O áudio além do audiolivro – originais, performances e outros formatos (mediação Antonio Hermida): a. Rita Mattar (Círculo de poemas / Fósforo); b. Adriana Alcântara (Audible); c. Maria Carvalhosa (Supersônica); |
|||||
12h30 às 14h | Almoço externo | |||||
14h30 às 15h30 | 2. IA – Desafios, processos e oportunidades (mediação Marcelo Gioia): a. Fernando Tavares (Volyo); b. Renato Fleischner (Mundo Cristão) c. Renata Sturm (Maquinaria Sankto); |
Sala Principal
09h30 às 10h00 | Café de boas-vindas | |||||
10 minutos | SLOT – Patrocinador | |||||
10h às 11h | Para além da capa: o que os dados revelam (e escondem) sobre o mercado editorial | |||||
Ementa: | Dados são poderosas ferramentas para entender tendências, preferências e desafios no setor editorial. Este painel analisa como usar dados de forma crítica e estratégica para tomar decisões assertivas, ampliando a visão sobre o mercado além dos números aparentes. | |||||
Participantes: | Mariana Bueno, Bel Santos Mayer, Marcos da Veiga Pereira | |||||
Mediação: | Rita Mattar | |||||
11h às 12h | Na mesma página: como os programas de livros ampliam o acesso à leitura | |||||
Ementa: | Uma análise sobre o impacto, desafios e oportunidades trazidos pelos principais programas de livros no Brasil. O painel debate como essas políticas públicas estão influenciando o mercado editorial, ampliando a democratização do acesso aos livros e influenciando positivamente o hábito da leitura nas escolas e na sociedade em geral. | |||||
Participantes: | palestrantes a serem confirmados | |||||
Mediação: | Em confirmação | |||||
12h00 às 13h30 | Almoço externo | |||||
15 minutos | SLOT – Patrocinador Sylvamo | |||||
13h40 às 14h40 | Livros para ouvir: novos capítulos da narrativa em áudio pelo mundo | |||||
Ementa: | O audiobook se consolidou como formato de sucesso global, abrindo novos mercados e públicos. Três dos maiores especialistas internacionais compartilham tendências e estratégias bem-sucedidas que estão redefinindo a produção, distribuição e consumo de histórias em áudio. | |||||
Participantes: | Chantal Restivo-Alessi (Harper); | |||||
Mediação: | Videl Bar-Kar (Bookwire) | |||||
14h40 às 15h | Café de intervalo | |||||
10 minutos | SLOT – Patrocinador NESPE | |||||
15h15 às 16h15 | Ler não é luxo: construindo uma cultura de leitores | |||||
Ementa: | Ler é uma atividade fundamental para o desenvolvimento social e cultural, mas frequentemente vista como secundária diante das desigualdades sociais e da competição com outras mídias. Este painel discute como transformar a leitura em prioridade social, destacando iniciativas e políticas que tornam o livro acessível e desejável. O debate também prepara o contexto para a entrega dos primeiros certificados do projeto Embaixadores do Livro e da Leitura, evidenciando o impacto dessas ações práticas na formação de uma cultura de leitores. | |||||
Participantes: | Fernanda Pacobahyba (FNDE), Raphaella Rosinha Cantarino, Coordenadora Geral de Materiais Didáticos da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. | |||||
Mediação: | Raquel Menezes | |||||
16h15 às 17h15 | Próximo capítulo: Rio, capital mundial do livro | |||||
Ementa: | Este painel aborda expectativas, desafios e iniciativas que visam fortalecer o mercado editorial, promover a democratização da leitura e destacar o livro como vetor de desenvolvimento social, educacional e turístico. | |||||
Participantes: | Dante Cid (presidente SNEL), Renan Ferreirinha (Secretário de Educação), Daniela Maia (Riotur) | |||||
Mediação: | Martha Ribas | |||||
17h15 às 18h | Certificado Embaixadores do Livro | |||||
Ementa: | O SNEL acredita que a literatura, a leitura e os livros são o caminho inevitável para combater o analfabetismo e construir futuros possíveis. Nossa missão é valorizar iniciativas em prol do livro e da leitura, por uma Nação Leitora. O objetivo deste projeto é promover e considerar os agentes que contribuem de forma significativa para o fortalecimento do setor do livro e da leitura no Brasil. | |||||
Apresentam: | Rita Mattar e Raquel Menezes | |||||
18h | Coquetel de encerramento oferecimento Sylvamo |
9h30 às 10h | Café de boas-vindas | ||||||||||||
10h às 11h30 | 3. O áudio dentro das editoras – percalços, urgências e modelos a. Ana Hisayama (Todavia); b. Marina Pastore (Companhia das Letras); c. Mariana Rolier (Ediouro); (mediação Isadora Cal) |
||||||||||||
11h30 às 12h30 | 4. Longe das telas – Contação de histórias, audiolivros infantis e outras experiências para construção do imaginário infantil. a. Mariana Piza (Maritaca); b. Larissa Helena (Yoto); c. Camila Cabete (Árvore); (mediação Joana De Conti) |
||||||||||||
12h30 às 14h | Almoço externo | ||||||||||||
|
|||||||||||||
14h | Discursos de Abertura – Flávia Bravin | ||||||||||||
14h10 às 15h | PublisHer: carreira e liderança feminina no mercado editorial | ||||||||||||
Ementa: |
O que o PublisHer tem visto em outros países e por que foi criado (como trazer mais empoderamento, diversidade, mais carreiras femininas podem ser impulsionadas) |
||||||||||||
Participação: | Leonora Monnerat (presidente HC Brasil) e Zhora Qureshi (diretora-geral PublisHer) | ||||||||||||
Mediação: | em confirmação | ||||||||||||
15h às 16h | O que eu gostaria de dizer ao meu eu de 20 anos para frente e para trás: uma conversa com diversas gerações de mulheres do mercado editorial | ||||||||||||
Ementa: | Um bate-papo inspirador sobre o que faríamos diferente ou exatamente igual, que lições gostaríamos de compartilhar, quais nossos sonhos de juventude e de maturidade de jornada no mercado editorial. | ||||||||||||
Participação: | Sonia Machado (Record) | ||||||||||||
Mediação: | Flávia Bravin |
Sala All About Audio
SKEELO
- 11 de Junho
-
Sala Principal
9h30 às 10h Café de boas-vindas 10h às 10h15 Discursos de Abertura 10h15 às 11h15 O Poder do Livro: Construindo o próximo capítulo da Indústria Editorial Ementa: Ementa: O mercado editorial vive transformações profundas, com novos formatos, desafios econômicos e mudanças nas formas de consumo e distribuição. Líderes das principais entidades do setor debatem os caminhos possíveis para fortalecer a indústria editorial brasileira e projetar um futuro sustentável e inovador. Participantes: Dante Cid (SNEL), Sevani Matos (Presiente da CBL), Alexandre Martins Fontes (ANL), Angelo Xavier (Abrelivros), Lizandra Magon de Almeida (Libre), Mediação: Leandro Muller (Nespe) 10 min Slot patrocinador – Gráfica Santa Martha 11h30 às 12h30 Futuro no prelo: a Inovação como pilar do Mercado Editorial Ementa: A inovação é essencial para a sobrevivência e o crescimento do mercado editorial. Este painel explora tendências emergentes, práticas criativas e exemplos de sucesso que inspiram novos modelos de negócio e experiências de leitura na era digital. Participantes: Bruno Mendes (Ediouro) Mediação: André Palme 12h30 às 14h Almoço externo 20 min Entrevista Jens Klingelhöfer (CEO Bookwire) com visão geral de mercado global 14h30 às 15h20 – 50 minutos Narrativas artificiais: Quem escreve o futuro dos livros? Ementa: A Inteligência Artificial está redefinindo limites criativos e tecnológicos da indústria do livro. O painel discute como a IA transforma o papel do autor, dos leitores e das editoras, abordando questões éticas, desafios técnicos e possibilidades inovadoras para o mercado editorial. Participantes: palestrantes a serem confirmados 10 min SLOT – Patrocinador MVB 15h30 às 16H Café de intervalo 16h às 17h Nas entrelinhas da lei: desafios jurídicos da inteligência artificial no mercado editorial Ementa: Novas tecnologias trazem desafios complexos para os direitos autorais, contratos e regulamentações do mercado editorial. Especialistas discutem como assegurar proteção legal frente à rápida evolução digital, sem comprometer o potencial inovador do setor. 10 min Contexto Pitch Participantes: Dalton Morato Mediação Dr . Gustavo Martins 17h15 Encerramento primeiro dia Sala All About Audio
SKEELO9h30 às 10h Café de boas-vindas 10h às 11h30 O áudio além do audiolivro – originais, performances e outros formatos (mediação Antonio Hermida):
a. Rita Mattar (Círculo de poemas / Fósforo);
b. Adriana Alcântara (Audible);
c. Maria Carvalhosa (Supersônica);
12h30 às 14h Almoço externo 14h30 às 15h30 2. IA – Desafios, processos e oportunidades (mediação Marcelo Gioia):
a. Fernando Tavares (Volyo);
b. Renato Fleischner (Mundo Cristão)
c. Renata Sturm (Maquinaria Sankto);
- 12 de Junho
-
Sala Principal
09h30 às 10h00 Café de boas-vindas 10 minutos SLOT – Patrocinador 10h às 11h Para além da capa: o que os dados revelam (e escondem) sobre o mercado editorial Ementa: Dados são poderosas ferramentas para entender tendências, preferências e desafios no setor editorial. Este painel analisa como usar dados de forma crítica e estratégica para tomar decisões assertivas, ampliando a visão sobre o mercado além dos números aparentes. Participantes: Mariana Bueno, Bel Santos Mayer, Marcos da Veiga Pereira Mediação: Rita Mattar 11h às 12h Na mesma página: como os programas de livros ampliam o acesso à leitura Ementa: Uma análise sobre o impacto, desafios e oportunidades trazidos pelos principais programas de livros no Brasil. O painel debate como essas políticas públicas estão influenciando o mercado editorial, ampliando a democratização do acesso aos livros e influenciando positivamente o hábito da leitura nas escolas e na sociedade em geral. Participantes: palestrantes a serem confirmados Mediação: Em confirmação 12h00 às 13h30 Almoço externo 15 minutos SLOT – Patrocinador Sylvamo 13h40 às 14h40 Livros para ouvir: novos capítulos da narrativa em áudio pelo mundo Ementa: O audiobook se consolidou como formato de sucesso global, abrindo novos mercados e públicos. Três dos maiores especialistas internacionais compartilham tendências e estratégias bem-sucedidas que estão redefinindo a produção, distribuição e consumo de histórias em áudio. Participantes: Chantal Restivo-Alessi (Harper); Mediação: Videl Bar-Kar (Bookwire) 14h40 às 15h Café de intervalo 10 minutos SLOT – Patrocinador NESPE 15h15 às 16h15 Ler não é luxo: construindo uma cultura de leitores Ementa: Ler é uma atividade fundamental para o desenvolvimento social e cultural, mas frequentemente vista como secundária diante das desigualdades sociais e da competição com outras mídias. Este painel discute como transformar a leitura em prioridade social, destacando iniciativas e políticas que tornam o livro acessível e desejável. O debate também prepara o contexto para a entrega dos primeiros certificados do projeto Embaixadores do Livro e da Leitura, evidenciando o impacto dessas ações práticas na formação de uma cultura de leitores. Participantes: Fernanda Pacobahyba (FNDE), Raphaella Rosinha Cantarino, Coordenadora Geral de Materiais Didáticos da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Mediação: Raquel Menezes 16h15 às 17h15 Próximo capítulo: Rio, capital mundial do livro Ementa: Este painel aborda expectativas, desafios e iniciativas que visam fortalecer o mercado editorial, promover a democratização da leitura e destacar o livro como vetor de desenvolvimento social, educacional e turístico. Participantes: Dante Cid (presidente SNEL), Renan Ferreirinha (Secretário de Educação), Daniela Maia (Riotur) Mediação: Martha Ribas 17h15 às 18h Certificado Embaixadores do Livro Ementa: O SNEL acredita que a literatura, a leitura e os livros são o caminho inevitável para combater o analfabetismo e construir futuros possíveis. Nossa missão é valorizar iniciativas em prol do livro e da leitura, por uma Nação Leitora. O objetivo deste projeto é promover e considerar os agentes que contribuem de forma significativa para o fortalecimento do setor do livro e da leitura no Brasil. Apresentam: Rita Mattar e Raquel Menezes 18h Coquetel de encerramento oferecimento Sylvamo 9h30 às 10h Café de boas-vindas 10h às 11h30 3. O áudio dentro das editoras – percalços, urgências e modelos
a. Ana Hisayama (Todavia);
b. Marina Pastore (Companhia das Letras);
c. Mariana Rolier (Ediouro);
(mediação Isadora Cal)11h30 às 12h30 4. Longe das telas – Contação de histórias, audiolivros infantis e outras experiências para construção do imaginário infantil.
a. Mariana Piza (Maritaca);
b. Larissa Helena (Yoto);
c. Camila Cabete (Árvore);
(mediação Joana De Conti)12h30 às 14h Almoço externo SALA SKEELO – PUBLISHER 14h Discursos de Abertura – Flávia Bravin 14h10 às 15h PublisHer: carreira e liderança feminina no mercado editorial Ementa: O que o PublisHer tem visto em outros países e por que foi criado (como trazer mais empoderamento, diversidade, mais carreiras femininas podem ser impulsionadas)
Participação: Leonora Monnerat (presidente HC Brasil) e Zhora Qureshi (diretora-geral PublisHer) Mediação: em confirmação 15h às 16h O que eu gostaria de dizer ao meu eu de 20 anos para frente e para trás: uma conversa com diversas gerações de mulheres do mercado editorial Ementa: Um bate-papo inspirador sobre o que faríamos diferente ou exatamente igual, que lições gostaríamos de compartilhar, quais nossos sonhos de juventude e de maturidade de jornada no mercado editorial. Participação: Sonia Machado (Record) Mediação: Flávia Bravin Sala All About Audio
SKEELO
Inscreva-se.
Realização

Patrocinadores





