Na última quarta-feira (5), Roberta Machado, diretora de comunicação do SNEL, participou do segundo dia de evento da 32ª Convenção Nacional de Livrarias. O encontro, realizado anualmente pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), é o principal compromisso do setor livreiro, e reúne cerca de 250 profissionais com o objetivo de discutir o panorama do “O Valor do Livro” – tema desta edição.
Em painel que uniu Alexandre Martins Fontes, presidente da ANL, Diego Drummond, vice-presidente administrativo da Câmara Brasileira de Livros (CBL) e outros profissionais do livro, Roberta abordou os novos movimentos do mercado: “A gente percebe que o canal livraria vem crescendo, até mesmo as livrarias mais ‘sustentáveis’, que trabalham com um número menor”. A representante do SNEL ressalta que, nesse momento, um debate sobre as possibilidades que o setor pode oferecer é fundamental.
Ainda na mesma mesa, que versava sobre a relação entre editores e livreiros e o papel das entidades do livro, destacou-se a importância de se manter uma relação positiva e transparente entre as editoras e as livrarias. “Muitas vezes as livrarias não conseguem receber livros ou acompanhar as editoras, que não falam direito com as livrarias. Não adianta avisar somente para as cinco maiores [livrarias] e achar que avisou o mercado. O mercado é muito maior.”, destacou Alexandre Martins Fontes, atual presidente da ANL.
A união entre os elos da cadeia foi uma constante nos levantamentos do painel. Diego Drummond, representando a CBL, reafirmou a relevância de um ambiente político aberto, capaz de debater e que tenha “um olhar justo”. Ele adverte sobre a realidade de cada livraria e suas especificidades.