RD skip to Main Content

Sônia Machado Jardim: defesa do setor editorial “de forma objetiva e corajosa”

Um aumento de 121% do número de associados – de 237 em 2008 para 525 em 2014; a modernização dos serviços; a consolidação da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro; a aprovação da Lei das Biografias pela Câmara dos Deputados e a realização do Seminário Internacional Sobre o Preço Fixo do Livro são…

Um aumento de 121% do número de associados – de 237 em 2008 para 525 em 2014; a modernização dos serviços; a consolidação da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro; a aprovação da Lei das Biografias pela Câmara dos Deputados e a realização do Seminário Internacional Sobre o Preço Fixo do Livro são alguns dos destaques da gestão de Sônia Machado Jardim como presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

Eleita em 2008 e reconduzida ao cargo em 2011, nesse período, o SNEL esteve presente nos debates mais relevantes para o mercado editorial brasileiro, além de manter um acompanhamento constante dos trabalhos realizados no Congresso Nacional. Na prática, isso significou a participação em várias reuniões, audiências públicas e seminários para defender os interesses do setor, principalmente em questões como a Lei do Direito Autoral, a isenção tributária para o livro digital e a Lei das Biografias aprovada em 2014 pela Câmara dos Deputados, após três anos de tramitação.

Outro tema relevante do mandato foi o combate a pirataria. Em 2009, o SNEL firmou uma parceria com a Associação Brasileira dos Direitos Reprográficos (ABDR) para criar o Departamento de Combate à Pirataria Digital. Esse trabalho resultou na retirada do ar de 381.424 links irregulares, desde aquela época.

Ao longo dos seis anos de mandato, os serviços do SNEL foram modernizados. Carta de exclusividade e ficha catalográfica passaram a ser realizadas e emitidas on-line, respectivamente em 2011 e 2013. Em 2012, o Sindicato se torna pioneiro no Brasil a oferecer o serviço de ficha catalográfica para livro digital. Em 2014, o SNEL produziu 7.908 fichas catalográficas contra 5.627 em 2008.

Uma das últimas ações do mandato de Sônia Machado Jardim foi a realização do Seminário Internacional Sobre o Preço Fixo do Livro, no último mês de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Participaram do evento Sam Edenborough, presidente da Associação de Autores e Agentes do Reino Unido; Jean-Guy Boin, diretor do Escritório Internacional da Edição Francesa (BIEF), e Joachim Kaufmann, vice-presidente do Bonnier Books New Markets. Eles fizeram palestras sobre a experiência da Lei do Preço Fixo do Livro, respectivamente, no Reino Unido, França e Alemanha. Em seguida, Marcos da Veiga Pereira (Editora Sextante); Marcus Teles Cardoso de Carvalho, Diretor Presidente da Livraria Leitura; e Gustavo Martins de Almeida, advogado especialista em direitos autorais, realizaram o debate  “O Mercado Brasileiro e a Lei do Preço Fixo do Livro” .

Ao discursar na cerimônia de posse do novo presidente do Sindicato, Marcos da Veiga Pereira, Sônia Machado Jardim destacou o fato do SNEL, nos últimos anos, ter assumido “cada vez mais uma postura ativa, de liderança e de porta-voz dos editores de livros do Brasil”, com foco na defesa do segmento “de forma objetiva e corajosa”.

Veja a íntegra do discurso de Sônia Machado Jardim.

Back To Top