Julho de 2016 – No comparativo com os índices do ano passado, o mercado editorial brasileiro teve desempenho negativo pelo quinto período consecutivo em 2016 e fecha o primeiro semestre em queda. Os dados são do Painel das Vendas de Livros no Brasil, apresentado mensalmente pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen.
O estudo referente ao período 6* (entre 23/05 e 19/06/2016) registrou queda na venda de livros em volume (-18,41%) e em faturamento (-9,93%), em comparação ao mesmo período em 2015.
Já no comparativo com o primeiro semestre do ano passado, o acumulado** do primeiro semestre de 2016 aponta um declínio de 16,3% em volume e de 6,94% em faturamento – o que indica uma queda real de 15,61%, se descontada a inflação acumulada dos últimos 12 meses.
Além do contexto econômico desfavorável no país, os resultados refletem o impacto das vendas dos livros de colorir no ano anterior. No entanto, mesmo em uma simulação sem esses títulos, o cenário do 6º período permanece negativo, principalmente em volume, com encolhimento de 11,25%.
Esses são alguns dos dados contidos no 6º Painel das Vendas de Livros do Brasil em 2016. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Confira a pesquisa na íntegra aqui.
* T. Mercado – Período 6: 2015 (18/05 a 14/06/2015) x 2016 (23/05 a 19/06/2016).
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK24 2015 (29/12/2014 a 14/06/2015) x 2016 (04/01 a 19/06/2016).
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan