No acumulado de 2015 até o momento (de 09/12/14 a 01/11/15) a Nielsen observou um crescimento de 4,57% em volume e 5,01% em faturamento, comparando com o recorte do mesmo período em 2014. Na projeção das vendas das editoras, a variação de faturamento é de queda de 0,45%.
“Se o mercado quiser fechar faturamento de 2015 em linha com o PIB projetado (queda de 3,5%), ele terá que performar 15% melhor no restante do ano em relação a 2014. A Black Friday, famosa pela liquidação de produtos, tradicionalmente contribui com volume, mas não com valor, o que aumenta a conta para o Natal”, comenta Ismael Borges, executivo responsável da Nielsen Bookscan para o Brasil.
Esses são alguns dos dados contidos no 9º Painel das Vendas de Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados.
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados.
O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.