RD skip to Main Content

XVII Bienal atinge a marca de 676 mil visitantes

Após onze dias, a XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro chega ao fim exibindo números superlativos. O evento recebeu 676 mil visitantes, 12,5% acima do previsto. Foram vendidos 3,7 milhões de exemplares de livros, 8% a mais do que em 2013. O faturamento foi de R$ 83 milhões, o que representa um…

Após onze dias, a XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro chega ao fim exibindo números superlativos. O evento recebeu 676 mil visitantes, 12,5% acima do previsto. Foram vendidos 3,7 milhões de exemplares de livros, 8% a mais do que em 2013. O faturamento foi de R$ 83 milhões, o que representa um aumento de 18% em relação ao último evento.

Em entrevista coletiva, realizada hoje, dia 13 de setembro, no Riocentro, o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Marcos da Veiga Pereira, afirmou que, para além dos números, o mais importante foi a beleza do evento. Ele agradeceu a todos que, na sua opinião, contribuíram para esse resultado:

“Em primeiro lugar, quero agradecer os visitantes. É extraordinário ver tantas pessoas interessadas em livros, percorrendo os estandes. Também quero agradecer os 275 autores que participaram da nossa programação. Além disso, faço um grande agradecimento aos expositores que fizeram um trabalho extraordinário. A Bienal estava bonita muito por causa deles e pelos 850 eventos que realizaram nos seus estandes. Quero agradecer também o time do SNEL e da Fagga”.  A Bienal é uma parceria de mais de três décadas entre o SNEL e  Fagga | GL events Exhibitions.

Na opinião da diretora da Fagga | GL events Exhibitions, Tatiana Zaccaro, um dos grandes acertos desta edição do evento foi a criação de espaços para receber os “autores midiáticos”. Foram nos espaços Copacabana e Maracanã que esses autores deram 19,5 mil autógrafos. A Bienal teve um aumento no seu público jovem de 51% para 56%.

“A Bienal é dos jovens”, afirmou João Alegria, o curador da programação jovem e infantil do evento. “O Brasil tem 51 milhões de jovens e a Bienal reflete isso. Aqui, são leitores vorazes e o primeiro local que visitam é o estande, onde compram o livro e falam com os autores. Eles chegam preparados para os debates e o evento soube propor diferentes espaços complementares para eles”.

Curador do Café Literário, Rodrigo Lacerda destacou a variedade da programação, formada por 120 escritores, montada para atender a todo tipo de público.

Écio Salles, curador do SarAll contou ter ficado “impressionado” com a animação das pessoas diante dos recitais de poesia.

O presidente do SNEL anunciou a data da Bienal de 2017: de 31 de agosto a 10 de setembro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Back To Top