Notícias

Categorias:

Deputado Rafael Motta debate Fundo Nacional Pró-Leitura durante a Flip 2016, com a presença do presidente do SNEL

O presidente do SNEL, Marcos da Veiga Pereira, participou da audiência na Câmara Municipal de Paraty
O presidente do SNEL, Marcos da Veiga Pereira, participou da audiência na Câmara Municipal de Paraty

Julho, 2016 – O deputado federal Rafael Motta (PSB) e a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveram na tarde desta quinta-feira (30/06) uma mesa redonda que debateu o Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL). A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Paraty durante a 14ª Flip, e teve a presença de Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e do Instituto Pró-Livro (IPL).

Rafael Motta aproveitou um dos eventos mais importantes da literatura mundial para conversar com representantes da cadeia do livro sobre propostas de melhoria para o Projeto de Lei 1.321/2011, que cria Fundo Nacional Pró-Leitura.

No encontro, o deputado reforçou a importância da discussão em torno do PL, que tem como objetivo fomentar a produção, a edição, a difusão, a distribuição e a comercialização do livro. Além disso, afirmou que o incentivo à leitura deve ser prioridade no setor educacional brasileiro. “Ouvi sugestões da cadeia do livro que vão melhorar a criação do FNPL e assegurar ao cidadão o acesso e o uso do livro”, destacou.

Motta mencionou os pontos do relatório que pretende apresentar, no qual irá propor emendas ao PL do Fundo Nacional Pró-Leitura para atender o Decreto nº 7.559 de 2011. Este decreto dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e destaca as principais finalidades do PNLL, que incluem a democratização do acesso ao livro; a formação de mediadores para o incentivo à leitura; a valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico; e o desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional.

Autores, editores, livreiros e distribuidores de várias regiões do país assistiram à audiência presidida pelo parlamentar, que teve ainda a participação do representante do Ministério da Cultura, José Roberto da Silva; da secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda; da coordenadora da Flip, Belita Cermelli e do presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luís Antonio Torelli.

Últimas Notícias
Venha conferir os resultados da 19ª pesquisa de RH do SNEL
19ª Pesquisa de RH ao vivo na sede do SNEL
Relatório mostra que CTP é setor mais pirateado
Documentário relata disparidade no acesso à leitura no Rio de Janeiro
Penúltimo período de pesquisa mostra que setor mantém crescimento
SNEL patrocina prêmio Melhores Empresas para Trabalhar
Recesso de fim de ano
SNEL participa de distribuição de livros no Rio