skip to Main Content

Para quem deseja abrir uma editora, o SNEL informa abaixo as principais orientações quanto à abertura e legalização do negócio.

Indicamos como material de apoio a cartilha disponibilizada pelo Sebrae que detalha as etapas para a abertura do negócio. Trata-se de um material essencial para nortear os procedimentos e o SNEL disponibiliza, gratuitamente e com autorização do Sebrae. Faça download clicando aqui.

Junta Comercial Estadual

É importante acionar a Junta Comercial Estadual. Caso você tenha dificuldades para acionar a Junta do seu estado, clique no link. Uma dica interessante é ver o site da Jucerja do Rio de Janeiro. Trata-se de um órgão da esfera administrativa Estadual, mas que obedece uma orientação Federal, razão pela qual os procedimentos são muito semelhantes.

Vigilância Sanitária Municipal

É imprescindível também que toda empresa entre em contato com a Vigilância Sanitária Municipal, para obtenção do alvará de licenciamento sanitário. Veja o link da Vigilância da Cidade do Rio de Janeiro.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas nos links:

www.sebraerj.com.br 

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se/atividades-permitidas

Não deixe de procurar um contador ou profissional qualificado, para o devido enquadramento do tipo de empresa, regime jurídico, tributário, registro na junta, obtenção de alvará, inscrições, elaboração de contrato social, etc.

Por fim, estando tudo legalizado, agora é só associar-se ao SNEL e desfrutar dos vários benefícios que oferecemos aos associados. Confira.

Back To Top
Skip to content