skip to Main Content

O SNEL promove e apoia estudos regulares sobre o mercado editorial em parceria com institutos de pesquisa e entidades do livro, como o Painel das Vendas de Livros no Brasil (Nielsen), a Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e o Censo do Livro Digital (Fipe/USP); e a Retratos da Leitura no Brasil (Ibope Inteligência).

Importante fonte de informação para profissionais e estudiosos do setor livreiro, os levantamentos são divulgados periodicamente no site do SNEL e reforçam o compromisso da entidade com a transparência e a profissionalização da indústria editorial do país.

Pesquisa Produção e
Vendas do Setor Editorial Brasileiro

Diagnóstico mais completo da performance editorial no país, a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro é realizada anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entidade ligada à Universidade de São Paulo (Usp), por encomenda do Sindicato Nacional dos Editores de Livros e da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Série histórica da Pesquisa Produção e
Vendas do Setor Editorial Brasileiro

Apresentada desde 2006 pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ganhou uma série histórica, que compilou pela primeira vez os números de uma década de atividade editorial no país (2006-2015).

A pedido das entidades, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) analisou o desempenho real das editoras brasileiras na última década,  levando os dados de faturamento a valores constantes de 2015, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

O dossiê passou a ser atualizado ano a ano, firmando-se como um importante documento estatístico e histórico ao oferecer uma base comparativa sólida para consultas futuras.

Censo do Livro Digital

Realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido da CBL e do SNEL, o Censo do Livro Digital mapeou pela primeira vez o mercado de conteúdo digital no país.

Apresentado em agosto de 2017, o levantamento revelou que 37% das editoras brasileiras produzem e comercializam e-books.

Veja o estudo na íntegra

Retratos da Leitura no Brasil

Realizada pelo Ibope Inteligência para o Instituto Pró-Livro (IPL), com o apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revela os hábitos de leitura dos brasileiros e fornece informações para o planejamento do mercado e para o fomento de políticas públicas, sendo divulgada de 4 em 4 anos.

A 4ª edição da pesquisa traz novas perguntas e itens, como a influência da leitura de obras sugeridas pela escola ou lidas por iniciativa própria e indicadores da utilização de bibliotecas, da internet e dos livros digitais.

A análise de leituras em diferentes dispositivos também foi ampliada.

Com o intuito de alcançar os indicadores de leitura e delinear o comportamento do leitor brasileiro, o estudo comandado pelo Ibope ouviu 5 mil entrevistados.

Considerando a população de mais de 5 anos de idade, alfabetizada e não alfabetizada, nas cinco regiões brasileiras.

Foi divulgada em maio de 2016.

Confira nosso PDF

Realizada pelo Ibope de Inteligência.

Confira nosso PDF

Realizada pelo Ibope Inteligência.

Confira nosso PDF

Comanda pelo instituto A. Franceschini Análise de Mercado.

Confira nosso PDF

Back To Top