A travessia do transporte aquaviário foi diferente nesta terça-feira (16) no Rio de Janeiro. A partir das 7h o Papai Noel embarcou para distribuir milhares de livros aos passageiros. A ação foi realizada através da parceria entre o Consórcio Barcas Rio, Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
Além de presentear os passageiros que estiveram nas barcas ao longo desse ano, a ação tem como objetivo incentivar a leitura e promover a cultura.
“Em um ano que o Rio foi a Capital Mundial do Livro, que a Bienal do Livro do Rio teve números recorde, nada melhor que passar as festas de fim de ano lendo”, comentou o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. “Por isso o SNEL participa de ações como essa: para fazer com que os livros cheguem até aqueles que não teriam condições de comprar. Porque nossa missão é fazer do Brasil uma nação leitora.”

Às 8h30, o Papai Noel embarcou em direção a Paquetá, a bucólica ilha que fica no meio da Baía de Guanabara. Ao longo do trajeto de cerca de uma hora, ele distribuiu livros para os passageiros, de todas as idades. “Cada vez mais vemos as pessoas passando o tempo com o celular na mão. Que tal fazer essa viagem com um livro?”, sugere o diretor executivo do Consórcio, Marcio Guilherme.
“O fim de ano é um período de renovação, e nada simboliza melhor esse momento do que a leitura — que acalma, informa, conecta e desperta. Ver nossos usuários das barcas recebendo esses livros e embarcando não apenas em uma travessia, mas também em novas histórias, reforça o propósito de um transporte público mais humano, acolhedor e integrador. Seguiremos trabalhando para que ações como essa se multipliquem, porque mobilidade também é cultura, é conhecimento e é cuidado com as pessoas”, destacou a secretária de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), Priscila Sakalem.