Incentivadores do livro e da leitura

Criado em 2025, o título Incentivadores do Livro e da Leitura é uma iniciativa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros que reconhece pessoas e instituições brasileiras que promovem, valorizam e sustentam práticas de incentivo à literatura no país. As intitulações se dividem em 4 categorias: Empresas e Organizações; Personalidades, Professores e Bibliotecários e Poder Público.
Além da titulação, o certificado é também um convite para o incentivador juntar-se ao SNEL na luta por uma nação leitora, através de ações que facilitem o acesso aos livros, fomentem a leitura e participem da construção de novos leitores, fortalecendo a causa do livro e a rede de apoio à literatura no Brasil.
O título é dividido em 4 categorias essenciais
Personalidades
Este eixo reconhece indivíduos que se destacam na promoção da leitura em diversos contextos, como clubes de leitura, redes sociais, mídia, escolas e bibliotecas. São pessoas que, por meio de suas iniciativas, campanhas e presença ativa em eventos literários, contribuem significativamente para tornar o livro uma presença constante e transformadora na vida das pessoas.
Professores e Bibliotecários
Profissionais da educação que atuam como mediadores e incentivadores de leitura. Eles são reconhecidos por seu compromisso em formar leitores, seja na rede pública, privada ou no terceiro setor. Esses profissionais não apenas promovem o acesso aos livros, mas também valorizam e disseminam a importância da leitura em suas comunidades educacionais.
Empresas e Organizações
Este eixo destaca entidades que investem em ações internas e externas para estimular a leitura. Essas organizações apoiam eventos literários, iniciativas do setor e atuam como organizadores ou patrocinadores. Seu papel é fundamental na ampliação do acesso aos livros e na promoção da cultura literária através de suas atividades e parcerias.
Poder Público
Parlamentares e gestores que se destacam na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao livro e à leitura. Esses líderes são reconhecidos por suas contribuições significativas através de projetos de lei, ações institucionais e políticas culturais que promovem a democratização do acesso à cultura literária.