Conforme dados apurados pela pesquisa Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizada pela Nielsen Bookscan e divulgada pelo SNEL, o terceiro período de 2022 foi, mais uma vez, positivo para o setor editorial, colaborando para que o primeiro trimestre do ano fechasse em elevação. Entre os dias 28 de fevereiro e 27 de março, foram comercializados 4,39 milhões de livros, registrando faturamento de R$191,58 milhões. Esses números representam crescimento de 7,52% em volume e 11,44% em valor em relação ao mesmo período do ano passado
Ao final dos três primeiros períodos do ano, o setor acumula índices positivos e mostra performance superior à do início de 2021, quando já estava em forte aquecimento. Marcado pela retomada do Volta às Aulas, o trimestre registrou 14,56 milhões de livros vendidos com receita de R$661,30 milhões. No ano passado, a venda foi de 12,59 milhões de livros, cujo faturamento representou e R$567,63 milhões.
Para Ismael Borges, gestor da ferramenta Nielsen BookScan Brasil: “ainda que os valores acumulados de cada período sugiram uma desaceleração, a expectativa para o decorrer do ano é bastante positiva”.
Dante Cid, presidente do SNEL, também está otimista, apesar de manter cautela sobre as perspectivas futuras, devido à pressão que insumos como papel e combustíveis têm exercido sobre os preços do livro. “No entanto, é extremamente encorajador ver estes resultados positivos no mês em que se comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro”, conclui.
Esses são alguns dos dados do 3º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022, apresentados pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 03: 2021 (01/03/2021 a 28/03/2021) x 2022 (28/02/2022 a 27/03/2022)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK12: 2021 (04/01/2021 a 28/03/2021) x 2022 (03/01/2022 a 27/03/2022)