Confira aqui a apresentação completa.
O 12º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostra o terceiro resultado positivo seguido em volume e faturamento. Este foi o período que contou com as ações promocionais da chamada Black Friday.
“As contínuas vendas em alta demonstram que a trajetória negativa, que já acumula uma certa história, parece estar mudando”, opinou Dante Cid, presidente do SNEL, que vê com otimismo o futuro no curto prazo. “O livro parece estar voltando a ser visto como um bom presente nessas festas de fim de ano, um presente capaz de rivalizar pela atenção com as redes sociais e a internet.”
O período 12 de 2024* alcança a marca de 5,04 milhões de livros vendidos e um faturamento de R$ 235,74 milhões, diferente do mesmo período no ano anterior, que alcançou apenas 4,82 milhões em volume de venda e R$ 218,03 milhões em receita, registrando uma variação de 4,43% e 8,12%, respectivamente. O período teve um preço médio 3,53% maior, mesmo com um pouco mais de desconto oferecido. Quando observamos a bibliodiversidade, o período 12 movimentou menos ISBNs diferentes, uma queda de 8,29%.
Com o sucesso do período, o ritmo animador se mantém e o volume chega a menor variação negativa do ano, com apenas -1,89%, enquanto o faturamento continua em ascensão e se mantém positivo em 7,23%. O volume no acumulado de 2024** chega a 49,12 milhões de livros e acumula uma receita de R$ 2,47 bilhões. Já no acumulado de 2023, o volume foi ligeiramente maior, registrando 50,06 milhões de livros vendidos, enquanto o faturamento registrou apenas R$ 2,30 bilhões.
Ismael Borges, Country Manager da divisão Nielsen Book Brasil, comenta: “O período teve o terceiro melhor desempenho de vendas em volume ao longo do ano e também viu uma Black Friday com resultados superiores à edição anterior. Os resultados reforçam a expectativa de fechar 2024 acima da inflação”.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 12: 2023 (06/11 a 03/12/2023) x 2024 (04/11 a 01/12/2024)
**T. Mercado – Acumulado WK01/WK48: 2023 (02/01 a 03/12/2023) x 2024 (01/01 a 01/12/2024)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.