Notícias

Categorias:

Mario Vargas Llosa ganha Nobel de Literatura

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos, ganhou o prêmio Nobel de Literatura de 2010. Em um comunicado, o comitê sueco responsável pela premiação informou que Vargas Llosa recebeu o prêmio “por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual”. Entre suas obras, estão “A cidade e os cachorros” (1963), “Pantaleão e as visitadoras” (1973) e “Travessuras da menina má” (2006) – todos editados no Brasil pela Alfaguara (selo da Editora Objetiva). Seu novo romance, “O sonho do celta”, está previsto para ser lançado na Espanha no dia 3 de novembro. No Brasil, a previsão de lançamento é em julho de 2011.
Peter Englund, presidente do júri de literatura do Nobel, afirmou que Vargas Llosa se disse “muito comovido e feliz” ao saber do prêmio. O escritor está em Nova York, onde leciona na Universidade de Princeton, Nova Jersey.
Nascido em 28 de março de 1936 em Arequipa, no Peru, Vargas Llosa é considerado um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola. Ele recebeu cidadania espanhola em 1993 e já escreveu mais de 30 romances, peças de teatro e ensaios. Entre as obras de destaque estão “Conversa na catedral” (1969) e “A casa verde” (1966). Em 1986, conquistou o importante prêmio Príncipe de Asturias; em 1993, o Planeta e, em 1995, recebeu o Cervantes – o mais importante prêmio literário da língua espanhola. Sua carreira também é marcada por polêmicas, como seu rompimento com o escritor Gabriel García Márquez.
Entre os cotados para receber o Nobel este ano estavam o argentino Juan Gelman, o mexicano Carlos Fuentes, os espanhóis Javier Marías e Juan Marsé e o paraguaio Néstor Amarilla, entre outros. O prêmio é de 10 milhões de coroas (US$ 1,5 milhão).
Em 2009, o prêmio foi dado à escritora alemã Herta Müller, 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura. O último autor hispânico a receber a premiação foi o mexicano Octavio Paz, em 1990. O escritor colombiano Gabriel García Márquez recebeu o prêmio em 1982. Também já receberam o Nobel de Literatura o escritor guatemalteco Miguel Angel Astúrias (em 1967) e os chilenos Gabriela Mistral (em 1945) e Pablo Neruda (em 1971).

Fonte: Globo on line

Últimas Notícias
Novo formato do relatório antipirataria da ABDR
Livro em branco contra pirataria na Feira de Londres
Presidente do SNEL participa de reunião da IPA
ABDR tem vitória inédita contra Telegram
Presidente do SNEL fala sobre IA em evento de organização internacional
2026 começa com resultados positivos
Parceira do SNEL, DELL oferece descontos únicos durante o mês de março
Guia das editoras: lista preliminar