Notícias

Categorias:

Aprovada na Câmara, Lei das Biografias será apreciada pelo Senado

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 2 de abril, o Projeto de Lei 393/2011, chamado de “Lei das Biografias” que libera a divulgação de informações biográfìcas de um pessoa de notoriedade pública sem necessidade de autorização prévia.

O PL será, agora, apreciado no Senado Federal. Em entrevista ao jornal O Globo, a presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros, Sônia Machado Jardim, comemorou essa primeira conquista:

“Mandamos uma carta e um abaixo-assinado com cerca de 200 nomes para a CCJC. Na carta, destacamos que a história de um país é contada através da história de seu povo e que, no exterior, biografias oficiais e não autorizadas convivem lado a lado nas livrarias dando ao leitor o poder de decisão sobre o que ler. A aprovação desse projeto de lei na Câmara é um passo enorme”.

A matéria, relatada pelo deputado Alessandro Molon, trata do fim da censura às biografias, dispondo sobre a alteração do artigo 20 do Código Civil, para ampliar a liberdade de expressão, informação e acesso à cultura.

Um abaixo-assinado eletrônico de apoio ao PL foi lançado pelo seu autor, o deputado Newton Lima. Se você é a favor do fim da censura às biografias, assine ainda hoje:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N27657

Últimas Notícias
Presidente do SNEL prestigia Feira de Londres
SNEL participa da celebração dos 80 anos da Fundação Dorina Nowill para Cegos
Novo formato do relatório antipirataria da ABDR
Livro em branco contra pirataria na Feira de Londres
Presidente do SNEL participa de reunião da IPA
ABDR tem vitória inédita contra Telegram
Presidente do SNEL fala sobre IA em evento de organização internacional
2026 começa com resultados positivos