Notícias

Categorias:

Relatora na Câmara do PL que atualiza definição de livro se declara a favor do projeto

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros participou do seminário “Desafio do livro digital no Brasil”, realizado no dia 8 de maio, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa do evento foi da deputada Fátima Bezerra.

Presidente da Frente Parlamentar Mista do Livro e Leitura, ela é também relatora, na Comissão de Cultura da Câmara, do PL 4534/12. O projeto de lei tem como objetivo alterar a Lei nº 10.753, de 2003, que institui a Política Nacional do Livro, para atualizar a definição de livro e alterar a lista de equiparados a livro.

A proposta amplia o rol dos produtos isentos de impostos para incluir qualquer livro em formato digital, magnético ou ótico. O projeto também equipara aos livros os equipamentos cuja função exclusiva ou primordial seja a leitura de textos em formato digital ou a audição de textos em formato magnético ou ótico. De autoria do senador Acir Gurgacz, o PL já foi aprovado no Senado.

No evento, a deputada declarou que seu relatório será favorável ao projeto. O SNEL foi representado pelo seu vice-presidente Mauro Lorch. Dentre os participantes estavam os deputado José Stédile (presidente da Frente Parlamentar de Defesa das Bibliotecas Públicas), Marcelo Almeida e Gabriel Chalita; o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto; o presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa; a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pansa; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (ABRELIVROS), Sérgio Quadros; a diretora da Divisão de Conteúdo Digital do MEC, Monica Franco; a coordenadora geral dos Programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sônia Schwartz Coelho, o CEO da Amazon do Brasil, Alex Szapiro; e o presidente da Livraria Cultura, Sergio Hertz.

Últimas Notícias
Novo formato do relatório antipirataria da ABDR
Livro em branco contra pirataria na Feira de Londres
Presidente do SNEL participa de reunião da IPA
ABDR tem vitória inédita contra Telegram
Presidente do SNEL fala sobre IA em evento de organização internacional
2026 começa com resultados positivos
Parceira do SNEL, DELL oferece descontos únicos durante o mês de março
Guia das editoras: lista preliminar