Notícias

Categorias:

Relatora do PL do livro digital apresenta parecer favorável à modernização do conceito de livro

Relatora na Comissão de Cultura da Câmara do PL 4534 – que atualiza a definição de livro e altera a lista de equiparados a livro – a deputada Fátima Bezerra apresentou seu parecer. Ela concluiu ser “necessária” a modernização do conceito de livro para que se possa admitir “como do mesmo gênero e sujeitos a igual status jurídico” tanto o tradicional formato de livro impresso, inclusive no Sistema Braille, quanto os formatos digital, magnético e ótico.

Porém, a deputada, no seu parecer afirmou não julgar “oportuna” outra mudança proposta pelo PL que equipara a livro “periódicos convertidos em formato digital, magnético ou ótico ou impressos no sistema Braille; matérias avulsas ou artigos autorais originários de periódicos convertidos em formato digital, magnético ou ótico ou impressos no sistema Braille; e equipamentos cuja função exclusiva ou primordial seja a leitura de textos em formato digital e os equipamentos para audição de textos em formato magnético ou ótico de uso exclusivo de deficientes visuais”.

“Parece-nos razoável, no caso da definição de livro a servir de base para a Política Nacional do Livro e para a aplicação dos benefícios tributários estabelecidos, considerar apenas o conteúdo, não o veículo pelo qual ele se materializa”, afirmou a deputada em seu parecer.

O documento foi apresentado por Fátima Bezerra logo após o deputado Darcísio Perondi apresentar requerimento de redistribuição do PL 4534 , solicitando que seja encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), sob a alegação de que a não apresentação do relatório pela deputada Fátima Bezerra (até aquele momento) estava emperrando a tramitação do projeto.

Últimas Notícias
ABDR tem vitória inédita contra Telegram
Presidente do SNEL fala sobre IA em evento de organização internacional
2026 começa com resultados positivos
Parceira do SNEL, DELL oferece descontos únicos durante o mês de março
Guia das editoras: lista preliminar
Leituraço no Caribrejo transforma a Praia do Flamengo em palco de livros, encontros e música
Ainda dá tempo de participar das pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital
ABDR consegue derrubar site no exterior com conteúdo pirata