Notícias

Categorias:

Projeto de Lei que prevê punição para quem publica obras na internet sem autorização do autor é rejeitado em comissão da Câmara

Relatora do PL 5937/2013 na comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, a deputada Iara Bernardi apresentou parecer pela rejeição do projeto. O texto  altera a atual lei do Direito Autoral e discorre sobre a “proibição de publicação de conteúdo na internet sem autorização prévia do autor”. Além disso, estabelece que o usuário ou provedor que disponibilizem conteúdo na internet sem autorização prévia e expressa do autor devem ser responsabilizados por danos gerados.

Em sua justificava, a relatora entende que apenas ao Poder Judiciário deve ser dada a premissa de julgar se um determinado conteúdo é ou não atentatório aos direitos autorais.

“Uma medida desse tipo, na qual haveria tão somente a notificação de um interessado ao provedor, sem qualquer intervenção do Poder Judiciário, abre uma brecha deveras perigosa, que poderia ser utilizada de maneira atentatória à liberdade de expressão”, afirmou a deputada em seu parecer.

Últimas Notícias
Inteligência Artificial e o mundo dos livros: oportunidades, desafios e a urgência da regulamentação
IA e o futuro do livro: especialistas debatem inovação, direitos autorais e os desafios do mercado editorial
SNEL promove coquetel institucional na 24º FLIP
O Mapa da Mina: a força dos eventos literários destaca o papel das feiras e bienais na formação de leitores
Primeiro semestre confirma aquecimento do mercado editorial, com Ficção liderando o crescimento
3º Festival das Livrarias do Rio
SNEL participa da FLIP 2026 e leva ao debate os desafios e oportunidades do futuro do mercado editorial
Bienal do Livro Rio abre venda de estandes para edição de 2027