Notícias

Categorias:

IPL lança livro Retratos da Leitura no Brasil 4 e promove encontro com autores durante a Bienal do Livro SP

Capa_LIVRO_Retratos da Leitura4Agosto de 2016 –  Com apoio do SNEL, o Instituto Pró-Livro (IPL) lançará a obra sobre a 4ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil em duas datas durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro, no Pavilhão do Anhembi.

No dia 27/08, das 10h ao meio-dia, o IPL vai promover uma sessão de autógrafos do livro, que esmiúça o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor no Brasil, e está em sua quarta edição.

Para o lançamento, o IPL convidou alguns de seus coautores para um debate sobre os resultados da pesquisa, onde irão discorrer acerca das análises que fizeram da pesquisa na obra. O encontro acontecerá no Espaço Ignácio de Loyola Brandão, e contará com a presença dos presidentes das instituições mantenedoras do IPL, Marcos da Veiga Pereira (IPL e SNEL), Luís Antonio Torelli (CBL), e Antonio Luiz Rios da Silva (ABRELIVROS).

Também estarão presentes autores que participaram da edição. Cristovam Buarque, José Castilho Marques Neto, Carlo Carrenho e João Ceccantini são alguns dos nomes confirmados. A mediação será da coordenadora da Pesquisa e organizadora do livro Zoara Failla.

Já no dia 29/08, das 10h ao meio-dia, haverá o painel “Retratos da Leitura no Brasil: Uso e percepções sobre as Bibliotecas”, em parceria com a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB), e com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL). No debate, voltado para os gestores e profissionais do setor bibliotecário, especialistas aprofundarão os dados da pesquisa acerca das bibliotecas públicas e escolares no país.

SOBRE O LIVRO
Entre os temas abordados e os analistas da pesquisa que elaboraram o livro estão: Prefácio – “Transformar o Retrato da Leitura no Brasil – um desafio da sociedade brasileira”, por Marcos da Veiga Pereira; “Avanços na leitura: caminho para a formação de cidadãos ativos”, por Antonio Luiz Rios, Luis Antonio Torelli e Marcos da Veiga Pereira; “Introdução – Retratos – Leituras sobre o comportamento leitor do brasileiro”, por Zoara Failla; e Capítulo I – Deslumbre e Entendimento, por Cristovam Buarque.

Confira aqui a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

SERVIÇO
“Lançamento do Livro Retratos da Leitura 4”

Datas:
27 de agosto – 10h às 12h: Encontro com autores e sessão de autógrafos
29 de agosto – 10h às 12h: Painel “Retratos da Leitura no Brasil: Uso e percepções sobre as Bibliotecas”.
Local: Espaço Ignácio de Loyola Brandão, na 24ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Pavilhão do Anhembi
http://www.bienaldolivrosp.com.br/

 

Últimas Notícias
ABDR tem vitória inédita contra Telegram
Presidente do SNEL fala sobre IA em evento de organização internacional
2026 começa com resultados positivos
Parceira do SNEL, DELL oferece descontos únicos durante o mês de março
Guia das editoras: lista preliminar
Leituraço no Caribrejo transforma a Praia do Flamengo em palco de livros, encontros e música
Ainda dá tempo de participar das pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital
ABDR consegue derrubar site no exterior com conteúdo pirata