Notícias

Categorias:

Índice de Pirataria de Livros – outubro de 2024

A Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) divulgou o Índice de Pirataria Digital de Livros referente ao mês de outubro de 2024. Durante esse período, foram monitorados e analisados 2.032 títulos em diversas plataformas online, resultando na notificação de 15.316 links com conteúdo pirata.

Entre os links identificados, 410 eram provenientes do site Passei Direto, plataforma frequentemente notificada pela ABDR devido ao compartilhamento não autorizado de material literário.

Confira a distribuição dos links por categoria:

Literatura Geral : 8.105 links notificados (53% do total)
Conteúdo Técnico e Profissional (CTP) : 6.483 links (42% do total)
Livros Religiosos : 625 links (4% do total)
Infantis e Didáticos : 103 links (1% do total)

Esses números ressaltam o impacto da pirataria digital no setor editorial brasileiro, especialmente nas áreas de Literatura Geral e Conteúdo Técnico e Profissional, que representam a maior parte das infrações. A ABDR segue intensificando suas ações de monitoramento e notificação para proteger os direitos de autores e editores no ambiente digital, combatendo a distribuição ilegal de conteúdos que afetam toda a cadeia produtiva do livro.

Últimas Notícias
ABDR muda sistema e números de busca são afetados
Inteligência Artificial e o mundo dos livros: oportunidades, desafios e a urgência da regulamentação
IA e o futuro do livro: especialistas debatem inovação, direitos autorais e os desafios do mercado editorial
SNEL promove coquetel institucional na 24º FLIP
O Mapa da Mina: a força dos eventos literários destaca o papel das feiras e bienais na formação de leitores
Primeiro semestre confirma aquecimento do mercado editorial, com Ficção liderando o crescimento
3º Festival das Livrarias do Rio
SNEL participa da FLIP 2026 e leva ao debate os desafios e oportunidades do futuro do mercado editorial