






Nessa quarta-feira (10) aconteceu na parte da manhã em nossa sede a última reunião de 2025 da diretoria do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
Durante a reunião, que durou cerca de duas horas, foram apresentados os balanços gerais deste ano das ações do sindicato. Além disso, os diretores aproveitaram para também fazer um balanço do mercado editorial, considerando que os membros da diretoria são também todos editores.
Na reunião, foram tratados também temas mais específicos da gestão do sindicato, como resoluções sobre o tratamento das bases cadastrais do SNEL e a aprovação do calendário das sessões de diretoria do primeiro semestre de 2026
Após a reunião, houve a homenagem ao editor Paulo Rocco, da Editora Rocco, em comemoração aos seus 80 anos e os 50 anos de sua empresa.
Em agradecimento aos seus três mandatos como presidente do SNEL, o mais longevo de toda a já octogenária história do Sindicato, ele recebeu o livro “A história e as histórias de Paulo Rocco”, produzido pela área de comunicação. Veja aqui o miolo do livro.
A obra contém uma entrevista em profundidade contando sobre sua trajetória dentro mercado editorial, depoimentos de grandes nomes do meio que fizeram parte de sua história e registros fotográficos do seu mandato como presidente, além de uma carinhosa apresentação de seu filho João Paulo Rocco, que é diretor do SNEL e também trabalha na editora.
“Eu pensei o sindicato sempre com um espírito corporativo. É a união dos editores para essas duas vertentes que eu falei: a parte governamental e essa parte do público”, diz Paulo Rocco na entrevista para o seu livro.
Para finalizar, aconteceu o já tradicional almoço de confraternização da diretoria, na sala Alfredo Machado.