Setembro de 2016 – O oitavo período* do mercado editorial brasileiro analisado em 2016 acompanha a tendência do período anterior, ensaiando uma possível curva de recuperação. A variação de -8,03% em volume e de 3,35% em faturamento estão entre os melhores resultados do ano.
No acumulado** de 2016 também houve melhora. As vendas em volume, por exemplo, saíram de uma baixa de -16,30%, no sexto período, para -14,12%, no oitavo. Em relação ao faturamento, a queda neste momento é de -4,82, menor que no período anterior, quando foi de -6,94%.
Esses são alguns dos dados do 8º Painel das Vendas de Livros do Brasil em 2016, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Confira o estudo na íntegra aqui.
* T. Mercado – Período 8: 2015 (13/07 a 09/08/2015) x 2016 (18/07 a 14/08/2016)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK32: 2015 (29/12/2014 a 09/08/2015) x 2016 (04/01 a 14/08/2016).
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan