Janeiro de 2017 – Após um 12º período com bons resultados graças à semana da Black Friday, o mercado livreiro ganhou novo fôlego neste 13º período* com números mais expressivos em razão das vendas de Natal, mas ainda insuficientes para encerrar o balanço de 2016 com desempenho positivo.
Comparando os intervalos 12T X 13T deste ano, houve um aumento de 12,5% em volume e de 30% em faturamento, como mostra o quadro abaixo:
Volume | Valor | |
Período 10 x Período 09 | -6,94% | -10,59% |
Período 11 x Período 10 | -0,82% | -1,73% |
Período 12 x Período 11 | 48,24% | 33,06% |
Período 13 x Período 12 | 12,52% | 30,07% |
No entanto, no comparativo entre o acumulado de 2016** e o de 2015, o mercado fecha o ano com quedas em volume (-10,8%) e em faturamento (-3,1%), refletindo o impacto da recessão econômica do país. Considerando a inflação, a queda real em valor foi de 9,2%.
Volume | Valor | |
Acumulado até a semana 40 | -13,55% | -4,92% |
Acumulado até a semana 44 | -13,21% | -4,78% |
Acumulado até a semana 48 | -11,08% | -3,37% |
Acumulado até a semana 52 | -10,84% | -3,09% |
“Em um ano em que o consumidor evitou colocar a mão no bolso, percebemos que, para fechar as contas, o mercado livreiro foi além da criatividade editorial e ajustou seus preços um pouco acima da inflação do período”, comenta Ismael Borges, gestor do Bookscan Brasil.
“Apesar do resultado negativo, vale ressaltar a tendência à recuperação dos últimos quatro períodos, em que houve reversão da queda de vendas. Até a semana 40, o mercado caía 4,9% e conseguimos fechar o ano com -3,1%. Nossa esperança é que em 2017 o número de exemplares vendidos permaneça minimamente estável dentro de um cenário ainda difícil da economia brasileira”, afirma Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL.
Esses são alguns dos dados do 13º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2016, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Acesse aqui o estudo completo.
* T. Mercado – Período 13: 2015 (30/11/2015 a 03/01/2016) x 2016 (05/12/2016 a 01/01/2017)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK52: 2015 (29/12/2014 a 03/01/2016) x 2016 (04/01 /2016 a 01/01/2017)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan