skip to Main Content

Confira o podcast ‘Ondas Impressas’, com participação de Marcos da Veiga Pereira e Mariana Bueno

Presidente do SNEL e economista da Nielsen Book concordam: livrarias físicas retomarão o espaço que perderam durante a pandemia. Acompanhe o papo

Presidente do SNEL e economista da Nielsen Book concordam: livrarias físicas retomarão o espaço que perderam durante a pandemia. Acompanhe o episódio 

As últimas semanas foram marcadas pela apresentação de uma série de diagnósticos que mapeiam o universo do livro e da leitura no Brasil, com a divulgação da série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro (2006/2020), o lançamento da 5ª edição do livro Retratos da Leitura no Brasil e a Pesquisa Conteúdo Digital – todas as iniciativas com a participação do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e demais instituições parceiras.

No novo episódio do podcast Ondas Impressas, que entrou no ar nesta quarta-feira (07/07), os âncoras do programa, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa, fazem um comparativo entre os resultados das análises, apresentando ao ouvinte um painel atualizado do setor. Para isso, contam com a participação de Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional do Editores de Livro, SNEL, editor e sócio da Sextante, e de Mariana Bueno, economista da Nielsen Book.

Eles avaliam os reflexos da pandemia no setor, como o crescimento da participação das livrarias exclusivamente digitais nos resultados das editoras, a compra de livros por impulso e os efeitos da ausência do PNLD literário. “Os 63 milhões de livros que deixaram de ser produzidos em 2020 estão em grande parte no PNLD Literário, que só não aconteceu por conta da pandemia. Se o plano original tivesse sido seguido, teríamos um resultado completamente diferente no ano passado, porque a queda das vendas para o mercado foi muito menor do que para o governo”, comentou o presidente do SNEL.

Tanto para Marcos quanto para Mariana, mesmo com o avanço da venda pela Internet, as lojas físicas continuarão como principal canal. “A livraria cumpre uma função completamente diferente para o leitor. Ele não descobre o livro na livraria virtual. Ele descobre na livraria física”, afirmou a economista.

Confira o papo:

O T2 #EP10 – Produção e Venda versus Leitura: Retratos do Mercado Editorial também está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Overcast, Castbox e Stitcher.

Ou então no site: https://ondasimpressas.buzzsprout.com/

Ondas Impressas
Instagram @ondasimpressas
LinkedIn Ondas Impressas

Back To Top