Pesquisa feita pela Nielsen BookScan e divulgada pelo SNEL, o Painel do Varejo de Livros no Brasil mostra que as ações promocionais de varejistas durante a Black Friday, foram decisivas para elevar ainda mais os números de livros vendidos e o faturamento do setor, no 12º período do ano. Entre os dias 8 de novembro e 5 de dezembro de 2021 foram vendidos 5,7 milhões de livros, que movimentaram R$216,8 milhões, um aumento de 30,5% em volume e 32,5% em faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2020, o 12º período registrou a venda de 4,3 milhões de exemplares, resultando em R$163,6 milhões.
A pesquisa aponta ainda que a quantidade de ISBNs comercializadas também se mostra superior em 2021, alcançando uma diferença positiva de 11,2%. Esse número indica que as editoras passaram a publicar mais títulos e os consumidores estão em busca de novidades, afirmando, assim, o crescimento do hábito da leitura.
O cenário positivo do 12º período contribuiu para a manutenção dos bons números do ano. O acumulado de 2021 registra um crescimento de 32,7% em volume e 31,3% em faturamento, com a venda de 49,6 milhões de livros e a receita de R$2 bilhões. Em 2020, o setor havia contabilizado 37,3 milhões de obras vendidas, cujo ganho correspondeu a R$1,5 bilhões.
Ismael Borges, gestor da divisão Nielsen Book Brasil, comenta: “chama a atenção a agressividade dos descontos, o maior dos últimos dois ciclos anuais. Tal fenômeno contribuiu para derrubar o preço médio, mesmo diante de uma macroeconomia apontando para uma inflação acima de 10%”.
Em função de um processo de aprimoramento das classificações dos metadados que a Nielsen Book está realizando, não apresentamos neste Painel as análises de gêneros.
Esses são alguns dos dados do 12º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2021, apresentados pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 12: 2020 (02/11/2020 a 29/11/2020) x 2021 (08/11/2021 a 05/12/2021)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK48: 2020 (30/12/2019 a 29/11/2020) x 2021 (04/01/2021 a 05/12/2021)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.
CONTATO COM A IMPRENSA
Gabriela Leal – Assessora de Comunicação
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com
CONTATO COM A IMPRENSA
Ari Rodriguez – ari.rodriguez@nielseniq.com