Confira a apresentação na íntegra aqui.
O mais novo período monitorado apresenta um ótimo resultado, sendo o período com maior variação até o momento, chegando a 8,01% em volume e 10,94% em faturamento. As ações promocionais dos varejistas colaboraram no impulsionamento da performance do setor livreiro. Foram 4,14 milhões de livros vendidos acumulando uma receita de R$178,67 milhões no período 06 de 2023* contra 3,83 milhões em volume e R$161, 05 milhões no mesmo período do ano passado.
“O período com melhor vendas em volume e valor até aqui, que também nos coloca no melhor momento em termos de performance acumulada no ano, coincide com achados importantes, que é o preço médio crescendo acima da inflação e uma queda brusca dos descontos oferecidos pelo canal varejista”, comenta com Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil.
“Comemoramos o resultado do período e também a possível aprovação da Reforma Tributária, que vai ajudar o setor a se firmar em uma nova trilha de crescimento. Com a indústria do livro trabalhando cada vez mais para garantir a bibliodiversidade e uma cadeia produtiva ágil e que atenda o interesse cada vez mais imediato dos leitores, ter na nova legislação a garantia da imunidade do livro como produto essencial, amplia ainda mais a capacidade de investimento em novas produções”, reforça Dante Cid, presidente do SNEL.
A boa performance no período reflete no acumulado e traz as melhores variações até o momento, registrando -1,87% em volume e 2,99% em valor. Embora a variação do acumulado de volume seja negativa, houve um crescimento em pontos percentuais de 1,69 e em faturamento houve um crescimento de 1,28. O acumulado de 2023** registra 25,66 milhões de livros movimentados pelo setor, arrecadando R$1,19 bilhão, enquanto em 2022 o setor apresentava 26,15 milhões de livros, com um faturamento de R$1,16 bilhão.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 06: 2022 (23/05 a 19/06/2022) x 2023 (22/05 a 18/06/2023)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK24: 2022 (03/01 a 19/06/2022) x 2023 (02/01 a 18/06/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.
CONTATO COM A IMPRENSA
– Assessora de Comunicação
Camila Del Nero
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com