Confira aqui a apresentação completa.
O ano de 2024 começa com performance inferior em relação ao ano anterior. O 01º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), registra um período com um volume menor e um faturamento também negativo, sendo 15,70% e 0,02% respectivamente.
Foram 4,41 milhões de livros movimentados contra 5,23 milhões em 2023. Em receita, os números chegam a ser próximos, mas não superiores, sendo R$263,78 milhões contra R$263,83 milhões. Tal proximidade se dá a variação superlativa do preço médio de 18,60%, somada com um período sem muitos descontos (-5,83 p.p.) e um movimento de bibliodiversidade menor também (-2,96%).
Ismael Borges, Country Manager da divisão BookScan Brasil, comenta: “A inédita combinação de preço médio maior e desconto médio menor ajudou a segurar o faturamento em linha com o ano anterior, embora ainda precise aplicar a inflação 4,62% de 2023.”
“Reforço a importância que a combinação do preço médio e do desconto tiveram para evitar uma queda maior, pois houve uma relevante queda em volume que nos deixa atentos a buscar alternativas para reverter a tendência. Destaque para a relevante redução de share do segmento Ficção, fatia ocupada por Não-Ficção Trade neste período”, destacou o presidente do SNEL, Dante Cid.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 01: 2023 (02/01 a 29/01/2023) x 2024 (01/01 a 28/01/2024)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.