Notícias

Categorias:

Nota de repúdio à censura de livros

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), a Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos (ABRALE), a Associação Nacional de Livrarias (ANL), a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) repudiam toda e qualquer forma de censura a livros. Trata-se de um inaceitável ataque à liberdade de expressão, pilar fundamental para a democracia e para o desenvolvimento de um país.

Também é importante destacar que as obras literárias e didáticas distribuídas gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), um dos maiores programas educacionais do mundo que beneficia cerca de 35 milhões de crianças e jovens de todo o Brasil, passam por um rigoroso processo de avaliação técnica, que prioriza a transparência e a integridade, e também por uma produção editorial de excelência. Após seleção do programa federal, os títulos são avaliados e escolhidos pelos professores de mais de 138 mil escolas públicas.

Censurar livros é atacar a democracia, a liberdade de expressão e a formação de cidadãos e cidadãs. O futuro do Brasil e o combate às desigualdades sociais dependem do crescimento intelectual amplo e igualitário de sua população, onde o livro tem um papel imprescindível.

 

Últimas Notícias
Começa a 38ª Reunião da ABEU
SNEL participa da inauguração da Biblioteca Inclusiva Regina Caldeira, na Fundação Dorina Nowill
SNEL abre inscrições para o Prêmio Incentivadores do Livro e da Leitura e amplia reconhecimento a agentes da leitura no Brasil
Semana do consumidor aquece o mercado e mantém ritmo de crescimento
Câmara dos Deputados celebra o Dia Mundial do Livro em sessão solene organizada pela Frente Parlamentar do Livro, da Leitura e da Escrita, com apoio do SNEL.
ABDR retira quase dez mil links piratas em março
Dia do Livro e do Direito Autoral
Ministério da Cultura lança Mapa dos Eventos Literários no Brasil