Notícias

Categorias:

Prêmio Jabuti homenageia autores nacionais

A 66ª edição do Prêmio Jabuti de literatura, um dos mais importantes do país e organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), aconteceu no dia 19 de novembro, em São Paulo, e contou com a participação da diretora do SNEL Amarylis Manole (veja os premiados aqui). A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, também esteve presente, representando o ministro da Educação, Camilo Santana.

“É uma imensa satisfação participar de um evento que celebra o melhor da literatura brasileira, consagrando autores que, com suas palavras, transformam vidas e realidades”, declarou Pacobahyba, que lembrou do trabalho do FNDE a divulgação da literatura pelo país por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). “Trago uma mensagem de gratidão a todos os autores do Brasil e reafirmo nosso ideal de espalharmos livros por todo o país, promovendo a leitura, a inclusão e a diversidade”, afirmou.

Pacobahyba também parabenizou a escritora Marina Colasanti, homenageada como Personalidade Literária de 2024, e destacou o talento dos finalistas e vencedores do prêmio. “O talento desses autores enriquece nossa cultura e nos inspira a seguir sempre em frente. Que a literatura continue a nos unir e a iluminar nossos caminhos”.

O Prêmio Jabuti celebra anualmente a diversidade e a riqueza da produção literária nacional, contemplando categorias que vão desde Inovação e Produção Editorial até Não Ficção e Literatura.

Últimas Notícias
Presidente do SNEL prestigia Feira de Londres
SNEL participa da celebração dos 80 anos da Fundação Dorina Nowill para Cegos
Novo formato do relatório antipirataria da ABDR
Livro em branco contra pirataria na Feira de Londres
Presidente do SNEL participa de reunião da IPA
ABDR tem vitória inédita contra Telegram
Presidente do SNEL fala sobre IA em evento de organização internacional
2026 começa com resultados positivos