Notícias

Categorias:

Pesquisa Produção e Vendas será divulgada no fim de maio

Será divulgado no dia 28 de maio de 2025, às 11h, o resultado da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Nielsen BookData e coordenada pela Câmara Brasileira do Livro e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Os dados se referem ao ano de 2024 e serão apresentados de forma online em duas sessões: às 10h para a imprensa, e às 11h para os editores. O estudo acontece desde 2006 e mostra um retrato anual do setor editorial, além de incluir um levantamento sobre a área digital do mercado.

INSCREVA-SE AQUI

“Essa pesquisa é importante para mostrar as tendências econômicas do setor e assim apoiar o planejamento da nossa indústria. Mapeamos as evoluções dos segmentos, dos canais e do digital, formando um histórico relevante para embasar nossa argumentação junto aos parceiros e à sociedade em geral”, contou Dante Cid, presidente do SNEL, que vai participar da apresentação junto com Sevani Matos, presidente da CBL, e Mariana Bueno, da Nielsen BookData.

A pesquisa mostra o movimento do setor ao longo dos anos e a participação de cada um dos segmentos que compõem o setor, como o de obras gerais, de didáticos, religiosos e CTP (científicos, técnicos ou profissionais). Há informações sobre o lançamento de novas obras e o total de reimpressão feito no ano inteiro.

“A pesquisa é um retrato fundamental do nosso mercado e oferece uma visão abrangente e detalhada da performance das editoras brasileiras. Serve como um instrumento para tomadas de decisão, políticas públicas e planejamento estratégico” afirma Sevani Matos, presidente da CBL. “Esperamos que seja amplamente acessada por todos que atuam ou se interessam pelo universo do livro.”

O estudo mostra ainda a quantidade de exemplares e o faturamento, sempre demonstrando cada segmento. Pela primeira vez, o estudo apresenta desempenho por gênero de livro. Divididos em cinco categorias – Didáticos, Ficção Adulto, Não Ficção, Infantil e Juvenil, e Religioso – os resultados aproximam o estudo brasileiro aos realizados em outros lugares do mundo.

“Trata-se da pesquisa mais longeva do país, o que permite não apenas traçar um retrato preciso da performance anual das editoras, mas também acompanhar, ao longo do tempo, a evolução e as transformações do mercado e da indústria editorial. Com esse histórico consolidado, o estudo se torna uma ferramenta estratégica fundamental tanto para a tomada de decisão quanto para os pleitos do setor como um todo”, comenta Mariana Bueno, da Nielsen BookData.

SERVIÇO

Divulgação da Pesquisa Produção e Vendas

Dia 28 de maio de 2025

Às 11h para editores

Sala virtual: https://us06web.zoom.us/j/85277074849?pwd=h8RkIoKcQaFVOVrKmhoA9FCP1xAkIz.1

Últimas Notícias
Novo formato do relatório antipirataria da ABDR
Livro em branco contra pirataria na Feira de Londres
Presidente do SNEL participa de reunião da IPA
ABDR tem vitória inédita contra Telegram
Presidente do SNEL fala sobre IA em evento de organização internacional
2026 começa com resultados positivos
Parceira do SNEL, DELL oferece descontos únicos durante o mês de março
Guia das editoras: lista preliminar