Notícias

Categorias:

Pirataria Digital segue como desafio para o mercado editorial

A Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) realiza o monitoramento contínuo da pirataria de livros digitais no Brasil, identificando e removendo conteúdos ilegais de circulação. Em parceria com a ABDR, o SNEL apresenta o Índice de Pirataria Digital de Livros – Setembro de 2025, que evidencia o cenário atual para o mercado editorial brasileiro.

Neste período, foram notificados 9.587 links ilegais, referentes a 1.862 títulos pesquisados. Os principais sites utilizados para a distribuição não autorizada de livros digitais foram:

Chomikuj.pl (51% dos links)

Scribd (25%)

4Shared (15%)

Passei Direto (2%)

Também foram identificados conteúdos em plataformas como Mercado Livre, Doceru, Issuu, Docsity, SlideShare e Shopee.

Em relação ao tipo de obras, a maior concentração está em Literatura Geral (60%), seguida de CTP – Científicos, Técnicos e Profissionais (36%), além de títulos religiosos (2%) e infantis/didáticos (2%).

Últimas Notícias
SNEL participa de evento que marca a adesão da Capes ao Depósito Legal da Biblioteca Nacional
Mercado Editoral e IA: Desafios e oportunidades
SNEL recebe selo Sintonia A+
Mochila de brinde em compras Dell
Escola Muncipal Sarmiento é o segundo colégio escolhido para receber a Bienal nas Escolas
Lançamento do Guia das editoras
Depósito legal
ABDR tem ganho de causa contra plataforma de venda online