Notícias

Categorias:

Livro sobre mercado editorial é lançado em evento da UFRJ

Foi lançado no dia 23 de outubro o livro “A vida na edição”, produzido pela ECOAR, editora laboratório do curso de Produção Editorial da ECO/UFRJ, que traz diversos textos produzidos por egressos e professores da Escola de Comunicação. O livro traz artigos sobre as áreas de atuação dentro da indústria editorial com o objetivo de familiarizar o leitor com segmentos já bem estabelecidos dentro do mercado, como a tradução e os best-sellers, e com outras ainda emergentes, como o livro digital e a divulgação em redes socias.

Na ocasião, ocorria a XIII edição do Editor em Ação na UFRJ (campus Praia Vermelha), um evento de dois dias organizado pelo curso de Produção Editorial com convidados de editoras, livrarias e demais profissionais que defendem o livro e a biodiversidade. Este encontro foi voltado não somente para estudantes, pesquisadores e profissionais do livro, mas também para leitores que desejavam falar sobre livro, leitura e mercado editorial.

Os diretores do SNEL, Marcos da Veiga Pereira e Raquel Menezes, além de Luiz Schwarcz, CEO da Companhia das Letras, que também compõe a diretoria do SNEL, assim como representantes das editoras Rocco e HaperCollins, igualmente membros da diretoria, estiveram presente. Leandro Müller, do Nespe, que atuou diretamente na Academia Editorial Júnior, também participou do evento, entre outros nomes.

Durante todo evento foram debatidas as experiências e narrativas desses profissionais que constroem o livro no dia a dia. O vice-presidente do SNEL Marcos da Veiga Pereira proferiu, por exemplo, a conferência sobre as recentes décadas do mercado editorial brasileiro, relatando a partir da sua experiência de quase 45 anos de atuação profissional. Ele ressaltou pontos como o início da ascensão das editoras no Brasil, a época das sombras e de ouro e, também, as mudanças que mais afetam o mercado na atualidade.

Últimas Notícias
Inteligência Artificial e o mundo dos livros: oportunidades, desafios e a urgência da regulamentação
IA e o futuro do livro: especialistas debatem inovação, direitos autorais e os desafios do mercado editorial
SNEL promove coquetel institucional na 24º FLIP
O Mapa da Mina: a força dos eventos literários destaca o papel das feiras e bienais na formação de leitores
Primeiro semestre confirma aquecimento do mercado editorial, com Ficção liderando o crescimento
3º Festival das Livrarias do Rio
SNEL participa da FLIP 2026 e leva ao debate os desafios e oportunidades do futuro do mercado editorial
Bienal do Livro Rio abre venda de estandes para edição de 2027