O Sindicato Nacional dos Editores de Livros está organizando junto à Nielsen Book o primeiro Guia das Editoras do Brasil. Pode parecer estranho, mas em pleno 2026 não se tem certeza de quantas editoras há no país, nem onde ficam ou qual setor atuam. O SNEL vem tentar acabar com essa lacuna de informação e ajudar o setor, atuando para promover sua missão, de criar uma nação leitora.
Publicamos agora um primeiro levantamento e pedimos aos nossos associados que entrem na lista e averiguem se os dados fornecidos estão corretos. Acesse aqui, exclusivamente na área do associado (é necessário ser associado do SNEL, estar com as suas obrigações associativas em dia, e se logar). Consideramos apenas as editoras constituídas, não estamos levando em consideração selos ou demais CNPJs.
Nesta lista preliminar, há informação sobre o nome da editora, ou do grupo editorial, o estado onde fica a sede da empresa, a cidade, e seu subsetor. Nessa seção, usamos a nomenclatura utilizada pela Nielsen, que subdivide o mercado em quatro subsetores: Obras Gerais (OG), Didáticos (DID), Religiosos (REL), e Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP).
Caso queiram fazer qualquer tipo de modificação, entrem em contato conosco pelo e-mail comunicacao@snel.org.br impreterivelmente até o dia 9 de março deste ano, para que possamos passar as informações para a Nielsen, que está consolidando as informações.
O Guia, em seu formato final, será lançado no meio do ano, com data ainda a confirmar. Então, se preparem para ter acesso, em breve, a mais uma ferramenta que vai ajudar a fomentar o mercado.