Notícias

Categorias:

Índice de pirataria da ABDR tem alta no acumulado do ano

Veja os dados do relatório de Agosto 2026.

Como mostrado no período passado, desde o mês passado a ABDR (Associação Brasileira de Defesa dos Direitos Autorais e Reprográficos) utiliza um novo e mais potente programa para buscar obras piratas na internet. Os números pesquisados tiveram já um aumento no mês passado, mas foi apenas neste mês de agosto que o acumulado do ano de 2026 ultrapassou o do mesmo período do ano passado.

Em agosto de 2026, foram encontrados 24.925 links com livros piratas. No mês passado, já com o novo software, o número foi de 20.566 links, o que representa de 21% de um mês para o outro. Se compararmos com agosto do ano passado, para evitar qualquer elemento de sazonalidade, o número deste ano é ainda mais surpreendente. Em 2025, a ABDR encontrou no mês de agosto 9.784 links piratas, o que dá um crescimento de mais de 154% neste ano.

É no acumulado do ano que aparece o número mais interessante: com esse crescimento substancial da busca em agosto de 2026, há o primeiro valor positivo dessa nova fase. De janeiro a agosto deste ano, fora encontrados 98.864 links piratas, enquanto que no mesmo período do ano passado, o número foi de 87.854, crescimento de 12,5%.

Outra novidade é que o setor de CTP (Científico, Técnico e Profissional), que até o mês passado representava a maior fatia desses links piratadas, agora vem em segundo lugar, sendo ultrapassado por Literatura Geral, que agora representa 51% do total, e CTP, 43%. Em seguida, Religiosos, com 5% e por fim Infantis e Didáticos, com 1%.

Últimas Notícias
Índice de pirataria da ABDR tem alta no acumulado do ano
Entidades do livro debatem união do setor e fortalecimento das políticas públicas
Segundo encontro na Biblioteca Nacional discute tradição e inovação nas famílias editoriais
Pesquisa inédita com criadores de conteúdos literários
SNEL recebe representants do Instituto Benjamin Constant
SNEL na 34ª Convenção Nacional de Livrarias
SNEL prestigia Feira Literária na Baixada Fluminense
Associado do SNEL pode participar agora dos seguros saúde e odontológico