Abril de 2017 – O terceiro período* do Painel de Vendas de Livros de 2017 apresenta grande crescimento quando comparado aos números do mesmo intervalo no ano anterior: 12,34% em faturamento e 16,59% nas vendas em volume. O resultado foi fortemente influenciado pelas promoções do Dia Internacional da Mulher nos pontos de vendas, que levaram a uma queda no preço médio de 3,65%.
A recuperação contribuiu para o mercado livreiro fechar positivamente o primeiro trimestre de 2017, no acumulado** das 12 primeiras semanas do ano. O desempenho é o melhor dos últimos dezoito meses, com aumento de 7,09% em faturamento e 6,89% em volume.
“A notícia é mais do que esperada pelo mercado e deve ser comemorada pelo fato de demonstrar que a recuperação é sólida, especialmente considerando que os três períodos acumulados já abrangem a época de volta às aulas e o carnaval. Há muito os índices de crescimento não superavam a inflação”, comenta Ismael Borges, gestor do Bookscan Nielsen Brasil.
Esses são alguns dos dados do 3º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2017, apresentado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Veja o estudo completo.
* T. Mercado – Período 3: 2016 (29/02 a 27/03/2016) x 2017 (27/02 a 26/03/2017)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK12: 2016 (04/01 a 27/03/2016) x 2017 (02/01 a 26/03/2017)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan