Mesmo com as diversas ações promocionais de varejistas, o desempenho do período 08 de 2023* ficou significativamente abaixo dos números do período 08 de 2022, como mostra o 8º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL). Os 3,91 milhões de livros comercializados ficaram distantes dos 4,36 milhões de livros vendidos no 08T2022, apresentando uma queda de 10,13%. No faturamento não foi diferente, os R$181,56 milhões não foram suficientes para passar a marca de R$184,07 milhões deixadas no ano anterior, registrando uma variação negativa de 1,36%.
Dante Cid, presidente do SNEL, destaca: “o período equivalente do ano passado foi um ponto fora da curva, com crescimento de 10% em volume em meio a meses seguidos de queda. Assim, esta brusca queda de 10% neste período de 2023 pode ser vista como uma continuidade da tendência geral deste ano, que é de relativa queda em volume, enquanto o faturamento cresce muito próximo à taxa de inflação”.
A performance negativa do setor afetou também o desempenho acumulado do ano de 2023, colaborando com o declínio no volume e no faturamento. Do início do ano até 13 de agosto de 2023** o setor livreiro registra o movimento de 33,98 milhões de livros, quando em 2022 o setor marcava a venda de 35,34 milhões de livros, uma queda de 3,85%. O faturamento ainda apresenta uma variação positiva de 1,87%, porém o declínio é visível. O acumulado de 2023 alcança R$1,56 bilhão contra R$1,53 bilhão em 2022.
“Os resultados de faturamento só não foram tão ruins quanto as vendas em volume porque o preço médio do livro subiu consideravelmente. Entre os 5 mil títulos mais vendidos, o preço médio aumentou significativos 6,52%. O número impressiona até mesmo quando olhamos que a inflação acumulada de 12 meses foi de 3,99%. Parte desse aumento tem a ver com o ajuste de preço de capa, mas também deve se considerar que entre esses mais vendidos o desconto deste período foi 2,12 p.p. menor que o período anterior”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 08: 2022 (18/07 a 14/08/2022) x 2023 (17/07 a 13/08/2023)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK32: 2022 (03/01 a 14/08/2022) x 2023 (02/01 a 13/08/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com