skip to Main Content

Dia das mães arrecada mais em 2024, mas volume cai 

5º Período Painel do Varejo marcado pelo Dia das Mães, apresenta um desempenho superior em faturamento em comparação ao ano anterior, mas o volume de vendas fica abaixo

Confira a apresentação completa aqui

O período 05*, marcado pelo Dia das Mães, apresenta um desempenho superior em faturamento em comparação ao ano anterior, mas o volume de vendas fica abaixo, é o que mostra o 05º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL).

“Os resultados mostram que, no acumulado do ano, houve uma diminuição na queda das vendas em volume”, avalia Dante Cid, presidente do SNEL. “Esperamos que os sinais positivos de renda e emprego do país reflitam em melhores resultados para o setor já no próximo semestre.”

Mais uma vez a alta dos preços médios reflete num faturamento positivo, que alcança R$191,50 milhões no período 05T2024, contra R$177,91 milhões no mesmo período no ano passado. Nota-se que neste período a movimentação de livros foi menor, com uma bibliodiversidade 0,43% abaixo do período comparado. Foram 3,90 milhões de livros contra 3,98 milhões em 2023, variação de -1,94%.    

No acumulado de 2024**, o ritmo de recuperação contínua, mas sem mudanças muito expressivas. Em volume, o setor livreiro ainda segue em queda de 3,97%, registrando uma movimentação de 20,67 milhões de livros contra 21,52 milhões no acumulado de 2023. Já a receita acumulada do setor cresceu 7,57%, sendo R$1,09 bilhão em 2024 versus R$1,01 bi em 2023.

A variação na diversidade de títulos, no acumulado, segue 3,78% acima do ano anterior.

“Mais livros circulando, com descontos menores, logo, com preços mais altos. Mesmo com o advento do e-commerce, que historicamente oferece descontos maiores, não é o que se vê nessa nossa realidade. Será a correção histórica sobre o quanto deve valer o livro?”, questiona Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Book Brasil.  

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.


*T. Mercado – Período 05: 2023 (24/04 a 21/05/2023) x 2024 (22/04 a 19/05/2024)
**T. Mercado – Acumulado WK01/WK20: 2023 (02/01 a 21/05/2023) x 2024 (01/01 a 19/05/2024)

***Os números não estão descontando a inflação do período

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

 Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

 

Back To Top