skip to Main Content

Academia Editorial Junior é finalista de prêmio internacional

O IPA Innovation in Publishing Award 2024, que reverencia práticas inovadoras, será entregue em dezembro

Acadêmicos que participaram da primeira edição da AEJ posam para foto em evento da Bienal do Livro do Rio em 2023

As luzes da primeira edição da Academia Editorial Júnior (AEJ) continuam a brilhar – agora, no mundo todo. A AEJ, criada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) em 2023, é finalista do IPA Innovation in Publishing Award 2024, organizado pela International Publishers Association (IPA), a maior federação mundial de associações de editores, que tem como objetivo fortalecer a indústria do setor, promovendo ações e eventos ao redor do globo.

A AEJ nasceu com o objetivo de trazer jovens talentos para a indústria editorial. O projeto pretende lapidar jovens universitários em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica para desenvolverem e expandirem suas habilidades no universo dos livros. O enfoque humano foi destaque na nomeação ao prêmio: “O foco da associação em populações marginalizadas e o comprometimento com a publicação inclusiva, bem como a geração de empregos qualificados na indústria, são inspiradores e também essenciais para a sustentabilidade”, escreveram.

Na edição deste ano o prêmio reconhece projetos de publicação que podem ser replicados por outros e beneficiar a indústria editorial como um todo. Além da AEJ, estão o Publishing 2030 Accelerator, que tem como cofundadores Jorg Engelstädter (Canon) e Rachel Martin (Elsevier), e como copresidentes Michiel Kolman (Elsevier) e Richard Charkin (Mensch Publishing), o Reading Rationales, da MVB GmbH, e o Renew The Book, do Groep Algemene Uitgevers – Dutch Publishers Association

A iniciativa vencedora será anunciada no 34º Congresso Internacional de Editores, realizado em Guadalajara, México, de 3 a 6 de dezembro. Até lá, o SNEL começa a organizar a abertura da segunda edição da AEJ, que, em 2025, promete fortalecer ainda mais o legado inovador da primeira turma.

Back To Top