Todos os anos, o SNEL recebe diversos pedidos de doação de livros para programas sociais que tem como fim a democratização da leitura em nosso país. Respeitando nosso slogan, Por uma nação leitora, o SNEL tenta participar de todas essas ações, da forma que consegue, sempre com o indispensável auxílio das editoras associadas que compõem o Sindicato.
Uma das iniciativas das quais temos histórico de participação é a Invasão de Livros. Desde 2020, o comunicador e líder comunitário Rene Silva, criador do coletivo Voz das comunidades, promove a distribuição de livros infantis e infanto-juvenis nos complexos da Penha e do Alemão, no subúrbio do Rio de Janeiro, áreas com IDH baixo, no nível dos países mais pobres do continente africano.
A data escolhida para a ação sempre é por volta do dia 26 de novembro. Neste dia, em 2010, houve uma invasão policial no complexo do Alemão com o fim a criação de unidades de policiamento.
Como naquela oportunidade a invasão foi apenas de armas, sem que as áreas social, cultural e educativa se tornassem prioridade, Rene decidiu fazer essa outra invasão, para mostrar que as comunidades pobres precisam de segurança, mas também de literatura e arte. Para isso, ele entrou em contato com a GL Events, sócia do SNEL na organização da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, e pediu a doação de livros. Neste ano, a Invasão de Livros acontecerá no sábado, dia 23 de novembro.
Por isso, não fique fora dessa ação. Entre em contato com nosso setor administrativo no e-mail administrativo@snel.org.br ou pelo telefone / Whatsapp +55 21 99290-5742 para saber como proceder.
Ou, se preferir, envie diretamente para GL/Riocentro: Administração GL Events (Recepção procurar Thiago Guedes / Claudia Bastos), na Avenida Salvador Allende 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro Dias 7, 11, 12, 13/11 – entre 9hs e 17hs.
O SNEL e a GL ficam responsáveis pelo armazenamento e a distribuição das obras para o projeto social; o envio das obras para o SNEL e para a GL fica a cargo de cada editora.