Confira aqui a apresentação na íntegra.
O setor registra mais um saldo positivo em volume, trazendo um ritmo animador para o setor neste final de ano. É o que apresenta o 11º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
O período 11 de 2024* apresenta um volume em 3,90 milhões de livros comercializados pelo setor livreiro, acumulando uma receita de R$193,53 milhões, trazendo variações positivas de 3,91% e 11,31%, respectivamente. Em 2023, o setor havia registrado um volume de 3,75 milhões e um faturamento de R$173,87 milhões.
Mais um mês de resultados positivos, e antes mesmo de começar o período de compras de fim de ano, o que nos dá esperanças de que consigamos reverter a tendência negativa, que vinha se acumulando ao longo do ano”, comentou Dante Cid, presidente do SNEL. “Essa é uma excelente notícia, que demonstra que talvez tenhamos entrado em uma nova maré positiva.
O saldo positivo do período contribui ainda mais para o acumulado de 2024* que embora tenha uma variação negativa em volume, é possível notar um ritmo de recuperação. A variação de volume é negativa, mas é a menor até agora, chegando muito próximo de um saldo positivo. Em números reais, o acumulado de 2024 registra um volume de 44,08 milhões de livros contra 45,24 milhões em 2023. Em faturamento, a performance continua positiva, sendo R$2,23 bilhões de receita contra R$2,09 bilhões no ano de 2023.
Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Book Brasil, comenta: “no painel pré Black Friday, vemos um acumulado do ano com volume menor, desconto menor, mas faturamento acima da inflação. Gera expectativas para a fim do ano”.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 11: 2023 (09/10 a 05/11/2023) x 2024 (07/10 a 03/11/2024)
**T. Mercado – Acumulado WK01/WK44: 2023 (02/01 a 05/11/2023) x 2024 (01/01 a 03/11/2024)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.