skip to Main Content

AEJ faz visita técnica na Livraria Leitura

Maior livraria no centro do Rio foi palco da imersão dos acadêmicos no universo livreiro

O último encontro da semana da Academia Editorial Júnior (AEJ) foi diferente. Vindo da sede do SNEL, os acadêmicos se encontraram na maior livraria do Centro do Rio, a Livraria Leitura, na Rua do Ouvidor 98, para mais uma aula. Thomas Aguiar, que é gerente comercial de unidade da rede Leitura, liderou a visita pelo espaço e teve um bate-papo bastante enriquecedor com os jovens.

“Hoje, por circunstâncias de adaptação ao mercado e ao mundo, as livrarias têm sido mais responsáveis financeiramente do que antes”, pontuou Thomas enquanto fazia um balanço pelo setor das finanças de uma livraria. A conversa, que durou cerca de 2 horas, atravessou temas como consolidação de marca, apostas de vendas, compra de livros e perfil de leitores clientes. O gerente comercial, no entanto, não se limitou apenas à realidade vivida na Livraria Leitura, mas contemplou todo o contexto livreiro do país que, segundo ele, precisa, mais do que nunca, se reinventar para contemplar aquilo que de mais importante existe em todo o mercado: o leitor apaixonado por livros.

A segunda edição da AEJ, realizada pelo SNEL em parceria com o Nespe (Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais), está se aproximando de sua reta final. O encerramento acontecerá na Bienal do Livro Rio 2025, com o lançamento dos livros produzidos pelos próprios alunos — uma conclusão prática de todo o aprendizado ao longo do programa. Após o sucesso da edição inaugural em 2023, a atual edição teve início em janeiro de 2025 como parte das atividades da Rio Capital Mundial do Livro.

Back To Top