O 5º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2025 — pesquisa conduzida pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) — revelou um desempenho expressivo do mercado no quinto período do ano. Houve um crescimento de 20,09% no volume de exemplares vendidos e de 19,67% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Confira toda a pesquisa aqui.
Ao todo, foram comercializados 4,8 milhões de livros, gerando uma receita de R$ 238,92 milhões. Esse resultado notável foi impulsionado, em grande parte, pelo fenômeno editorial do ano: os livros de colorir. Essa categoria respondeu por 11% do total de exemplares vendidos e por 8% da receita do período.
“Assim como no período passado, o principal vetor do crescimento foram os livros de colorir. Apesar de celebrarmos o aumento de vendas, preocupa a queda na bibliodiversidade refletida na redução de ISBNs e no aumento da concentração dos resultados nos best sellers”, comenta o presidente do SNEL, Dante Cid.
Luiz Gaspar, Diretor Regional da NielsenIQ Book Brasil, comenta: “Ao compararmos o Período 5 de 2024 com o Período 5 de 2025, mesmo desconsiderando o efeito dos livros de colorir, o mercado apresenta crescimento de 7,1% em volume e 10,2% em faturamento. No entanto, ao realizarmos a mesma análise no acumulado do ano (YTD), o mercado não consegue sustentar a performance, registrando queda de aproximadamente 2,9% em unidades vendidas e mantendo-se estável em faturamento. No YTD, o único gênero que apresenta crescimento é Ficção, impulsionado pelo bom desempenho da ficção geral e literária, com destaque para Carla Madeira e Socorro Acioli, além do subgênero de crime, suspense e aventura, com Colleen Hoover, Freida McFadden e Raphael Montes”.
O desempenho do quinto período contribui para a manutenção da trajetória positiva do setor no acumulado do ano, em comparação com 2024. Até agora, foram vendidos 22,87 milhões de exemplares, gerando um faturamento de R$ 1,21 bilhão — um crescimento de 7,61% em volume e de 7,68% em valor.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 05: 2024 (22/04 a 19/05/2024) x 2025 (21/04 a 18/05/2025)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK20: 2024 (01/01 a 19/05/2024) x 2025 (30/12/2024 a 18/05/2025)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.
SOBRE A NIELSEN – A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com