Notícias

Categorias:

Documentário relata disparidade no acesso à leitura no Rio de Janeiro

O SNEL, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, atua ativamente na defesa, incentivo e valorização do acesso à leitura em todo o território nacional por meio de projetos estratégicos e do reconhecimento a personalidades e instituições que dedicam seus esforços ao fomento do livro e da literatura, como são feitos através do prêmio Incentivadores do Livro e da Leitura e a Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Reafirmando o nosso compromisso com a formação de novos profissionais e a promoção a cultura, apresentamos este minidocumentário produzido por nossa estagiária de comunicação, Raiane Marques. O projeto foi desenvolvido para a disciplina de seu curso de Produção Editorial na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e propõe através de breves entrevistas uma análise crítica sobre a infraestrutura cultural do estado.

A produção retrata o abismo cultural no acesso a bibliotecas e livrarias, evidenciando a disparidade entre a Baixada Fluminense e o Centro do Rio de Janeiro. O documentário oferece uma ótica realista sob o vivência cotidiana dessa desigualdade, servindo como um importante registro para a compreensão das barreiras locais e socioeconômicas que ainda limitam o alcance da leitura para a população brasileira.

Últimas Notícias
19ª Pesquisa de RH ao vivo na sede do SNEL
Relatório mostra que CTP é setor mais pirateado
Documentário relata disparidade no acesso à leitura no Rio de Janeiro
Penúltimo período de pesquisa mostra que setor mantém crescimento
SNEL patrocina prêmio Melhores Empresas para Trabalhar
Recesso de fim de ano
SNEL participa de distribuição de livros no Rio
Boas festas e feliz 2026