O SNEL, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, atua ativamente na defesa, incentivo e valorização do acesso à leitura em todo o território nacional por meio de projetos estratégicos e do reconhecimento a personalidades e instituições que dedicam seus esforços ao fomento do livro e da literatura, como são feitos através do prêmio Incentivadores do Livro e da Leitura e a Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Reafirmando o nosso compromisso com a formação de novos profissionais e a promoção a cultura, apresentamos este minidocumentário produzido por nossa estagiária de comunicação, Raiane Marques. O projeto foi desenvolvido para a disciplina de seu curso de Produção Editorial na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e propõe através de breves entrevistas uma análise crítica sobre a infraestrutura cultural do estado.
A produção retrata o abismo cultural no acesso a bibliotecas e livrarias, evidenciando a disparidade entre a Baixada Fluminense e o Centro do Rio de Janeiro. O documentário oferece uma ótica realista sob o vivência cotidiana dessa desigualdade, servindo como um importante registro para a compreensão das barreiras locais e socioeconômicas que ainda limitam o alcance da leitura para a população brasileira.